Memórias e experiências de professores e estudantes: as missões culturais em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - Santa Catarina (1957-1976)

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Memórias e experiências de professores e estudantes: as missões culturais em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - Santa Catarina (1957-1976)

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Title: Memórias e experiências de professores e estudantes: as missões culturais em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - Santa Catarina (1957-1976)
Author: Freire, Ana Paula da Silva
Abstract: A segunda metade do século XX buscou ser expressão de desenvolvimento econômico e social, era necessário modernizar. Neste âmbito, o governo brasileiro implementou políticas voltadas à educação. Em Santa Catarina este aspecto não foi diferente, no entanto, após várias reformas educacionais implementadas, o estado jazia inerte, entregue ao descaso. Diante de tal contexto a comunidade de Santo Antônio de Lisboa, bairro de Florianópolis- SC, buscou a seu modo, aquilo que o estado não oferecia. Partiram daí as chamadas Missões Culturais, que tinham como objetivo proporcionar à ?mocidade? a possibilidade de admissão ao ginásio, o que era considerado raro e difícil à época. Foi por iniciativa da professora Aurora Goulart, moradora da comunidade e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, com a orientação do Professor George Agostinho da Silva, de nacionalidade portuguesa, titular de letras da Faculdade Catarinense de Filosofia, Ciências e Letras, ocupando na época a Diretoria do Departamento de Cultura da Secretaria Estadual dos Negócios da Educação e Cultura, que realizaram em 06 de outubro de 1957 a primeira reunião de fundação das Missões Culturais na comunidade de Santo Antonio de Lisboa. Sua matriz inspiradora foram as Missões Culturais Mexicanas. O presente trabalho, tem como objetivo apresentar narrativas de memórias e experiências de professores e estudantes que experenciaram tal projeto, que se define como entidade, tanto cultural como educacional. As análises partem de uma concepção benjaminiana dos conceitos de memória e experiência, compreendendo que a memória não explora ou retrata pura e simplesmente o passado, mas é o solo que proporciona a escavação (BENJAMIN, 1987). A narrativa tem papel fundamental na e para a articulação entre passado, presente e futuro ao mesmo tempo, que rememora os saberes construídos pelos antepassados, mantém a memória viva dos acontecimentos. O recorte temporal desta pesquisa toma como referência o período de execução das Missões Culturais, entre 1957 e 1976. A metodologia é embasada em fontes documentais como o ?Indice de Trabajos de Las Misiones Culturales?, uma cartilha que retrata detalhadamente como deve ser o serviço das Missões, documento trazido ao Brasil pelo professor George Agostinho da Silva, e também, em fontes orais com uso de entrevistas semiestruturadas, enfatizando as experiências vividas pelos entrevistados. Os resultados apontam as memórias e experiências como fundamentais para o fazer-se sujeitos da história, problematizando a própria produção do conhecimento e buscando, assim, contribuir para a história da educação e patrimônio educativo.<br>Abstract : The second half of the 20th century sought to be an expression of economic and social development, it was necessary to modernize. In this context, the Brazilian government has implemented education policies. In Santa Catarina this aspect was not different, however, after several educational reforms implemented, the state lay inert, given to the supposed narcotics negligence. Faced with such a context, the community of Santo Antônio de Lisboa, neighborhood of Florianopolis -SC, sought in its own way, what the state did not offer. From there came the so-called Cultural Missions, which had as their objective to give the \"youth\" the possibility of admission to the gym, which was considered rare and difficult at the time. It was on the initiative of Professor Aurora Goulart, a resident of the community and a professor at the Federal University of Santa Catarina, under the guidance of Professor George Agostinho da Silva, a Portuguese national, holder of letters from the Faculdade Catarinense de Filosofia, Ciências e Letras, the Board of Directors of the Department of Culture of the State Department of Education and Culture, held on October 6, 1957, the first meeting of the foundation of Cultural Missions in the community of Santo Antonio de Lisboa. Its inspiring matrix was the Mexican Cultural Missions. The present work, which is part of the current PhD thesis, aims to propose narratives of memories and experiences of teachers and students who have experienced such a project, which is defined as an entity, both cultural and educational. The analyzes depart from a Benjaminian conception of the concepts of memory and experience, understanding that memory does not simply explore or depict the past, but it is the soil that provides the excavation (BENJAMIN, 1987). The narrative plays a fundamental role in and for the articulation between past, present and future at the same time, which recalls the knowledge built by the ancestors, keeps alive memory of events, therefore, the goal is not in any way to seek truths, but propose remembrance. The temporal cut of this research takes as reference the period of execution of the Cultural Missions between 1957 and 1976. The methodology is based on documentary sources such as the \"Index of Tabajos de Las Misiones Culturales\", a booklet that retracts in detail how the service should be of the Missions, a document that was brought to Brazil by Professor George Agostino da Silva himself, and also in oral sources using semi-structured interviews, emphasizing the experiences lived by the interviewees. The results point out the memories and experiences as fundamental to make them subjects of history, problematizing the production of knowledge itself and seeking to contribute to the history of education and educational heritage.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214878
Date: 2019


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