Title: | O brincar na infância: o que dizem os documentos escolares de Cruzeiro do Sul, no Acre |
Author: | Souza, Jussara Oliveira de |
Abstract: |
Esta pesquisa parte da premissa de que o brincar é fundamental na constituição dacriança. A investigação apoia-se nos pressupostos teóricos da Psicologia Históricocultural, especialmente, nos estudos realizados por Vigotski. Para o autor, abrincadeira é fundamental para a criança construir ideias, hipóteses, argumentos,exercitar a troca de papéis e construir regras. As noções sobre espaços e tempos e oexercício da linguagem também se consolidam no brincar. Considera-se a escolacomo um lugar privilegiado para o brincar. O brincar é meio necessário para aconstituição do ser humano, refletindo-se diretamente no sucesso escolar dascrianças. Partindo desta premissa, considera-se fundamental que as políticas queregulam os primeiros anos de escolarização estejam atentas, no sentido de garantiras condições de espaços/tempos para o brincar, na escola. O objetivo geral desteestudo é investigar como os espaços/tempos para o brincar estão previstos nosdocumentos que norteiam as práticas pedagógicas nas escolas de Anos Iniciais doEnsino Fundamental, do município de Cruzeiro do Sul/ Acre. Para tanto, fez-senecessário mapear os documentos que orientam as práticas escolares dosprofessores nos anos iniciais, com o intuito de analisar se e como a brincadeira, ou obrincar, estão contemplados nestes documentos que regulam as práticas dosprofessores, nos primeiros anos de escolarização. Trata-se de uma pesquisa decaráter documental e bibliográfico. Foram analisados 13 (treze) Projetos PolíticosPedagógicos (PPP) de escolas de Anos Iniciais da Rede Estadual de Ensino, domunicípio de Cruzeiro do Sul- Acre. As análises pautam-se nos referenciaisdelineados por Bardin (2004). Nosso estudo indica que o brincar e a brincadeiraapresentam-se de modo tímido nos documentos analisados. A se considerar oEstatuto da Criança e do Adolescente e as possibilidades de ganho, em termos deaprendizagem e desenvolvimento na infância, há que se investir em um currículo quecontemple mais a brincadeira. Abstract: This research starts from the premise that play is fundamental in the constitution of the child. The study is based on the theoretical assumptions of Historical-cultural Psychology, especially in the studies realized by Vygotsky. For the author, play is fundamental for the child to construct ideas, hypotheses, arguments and exercise the exchange of roles and build rules. The notions about spaces and times and the exercise of language are also consolidated in the play. The school is considered a privileged place to play with. Play is a necessary means for the constitution of the human being, and may also be important for children's school success. The general objective of this study is to investigate how play is presented in the documents that guide the pedagogical practices in the elementary schools of Cruzeiro do Sul / Acre. Therefore, it was necessary to investigate in the documents that guide the school practices of the teachers in the initial years, if and how the joke or the play are contemplated. This is a documentary and bibliographical research, in which thirteen Educational Political Projects (PPPs) were analyzed from initial schools of the State Teaching Network of the municipality of Cruzeiro do Sul-Acre, as well as the analysis of the Cadernos de Early Years Curriculum Guidelines from the same school network. The analysis is based on the references outlined by Bardin (2004). Our study indicates that play and play are presented in a timid manner in the analyzed documents. When considering the Statute of the Child and the Adolescent and the possibilities of gain, in terms of development in childhood, it is necessary to invest in a curriculum that contemplates more the play. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214875 |
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PEED1471-D.pdf | 1.731Mb |
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