A deficiência enquanto uma questão filosófica: contribuições da filosofia da educação

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Title: A deficiência enquanto uma questão filosófica: contribuições da filosofia da educação
Author: Lima, Priscilla Ghizoni
Abstract: Esta dissertação de Mestrado em Educação se debruçou sobre uma possível contribuição da Filosofia da Educação no pensar a questão da Formação Humana dos alunos com deficiência na Educação Básica, provocando refletir o problema da educação e suas relações com o pensamento filosófico-educacional. Nesse sentido, tentamos responder a seguinte questão: Em que medida o problema da deficiência pode ser tomado como uma questão filosófica? Sendo assim, o nosso objetivo central foi analisar o conceito de deficiência tomando-o enquanto questão filosófica para a formação humana. Metodologicamente, esta pesquisa constituiu-se a partir de uma investigação qualitativa de cunho filosófico, pois o tema deu-se por análise e interpretação conceitual. Para tanto, caminhamos filosoficamente por três capítulos e seus subtítulos, a saber: no primeiro capítulo, intitulado ?A importância da pergunta para a filosofia?, tentamos um diálogo aberto sobre a importância da questão filosófica na pesquisa entre os filósofos Martin Heidegger (2013; 2015a; 2015b), Hans-Georg Gadamer (1999; 2006) e Hans-Georg Flickinger (1998; 2010; 2011), indagando sobre a pergunta da pesquisa e, assim, possibilitando chegar ao cerne do conceito, no nosso caso em particular, o conceito de deficiência. Já no segundo capítulo, ?Conceito e contextualização histórica da deficiência?, iniciamos o nosso esforço pela tentativa da resposta para a questão de pesquisa. Adentramos nos processos históricos da deficiência no exterior e no Brasil; as diferentes abordagens do conceito de deficiência; a concepção heideggeriana de ?homem? e suas implicações para o conceito de deficiência; e também a pergunta: de quem estamos falando? Quem são as pessoas com deficiência, analisando desde os documentos formais das políticas e dos documentos oficiais até a possibilidade de uma dimensão ética filosófica. E, por fim, no terceiro capítulo, ?Aproximação do conceito e da história à filosofia da educação?, iniciamos pelo tratamento ontológico do conceito de deficiência, seguindo pela questão anunciativa da relação falar de, falar para e falar com; buscamos relacionar as possíveis contribuições dos achados nesta pesquisa para pensar a formação humana a partir de uma perspectiva filosófica-educacional; e divagamos junto ao excurso de uma experiência filosófica formativa a partir do livro ?El oficio de ser hombre? de Alexandre Jollien (2011). Além disso, dialogamos ao longo da dissertação com outros autores que nos ajudaram a refletir a problemática, ancorados na perspectiva contemporânea da deficiência, a saber: Carlos Bernardo Skliar (2003a; 2003b; 2018), Catherine Malabou (2014), Débora Diniz (2012), Gilberta de M. Jannuzzi (2012), José Geraldo Bueno (1997), Marcos J. S. Mazzotta (2011) e Pedro Ângelo Pagni (2015; 2018). A provável contribuição desta pesquisa se mostra por ela mesma, pela reflexão filosófica que ela propicia e os diálogos e as possibilidades para a abertura de outras questões para o conceito de deficiência. A caminhada filosófica realizada nesta pesquisa não pode ser encerrada em considerações que não sejam ditas como provisórias, porque o ser é um ente provisório e incapaz de definições conclusivas e fechadas sobre a sua existência. O ser está em constantes transformações, mudanças e metamorfoses no(s) modo(s) do como estar-sendo-aí. Trata-se de assumir a provisoriedade do ser como uma tarefa compreensiva e interpretativa do modo do seu sendo, existindo. Em nossa caminhada filosófica, permanecem estas e outras possibilidades de perguntas para continuarmos meditando e demorando-se. Nesse sentido, o existencial da abertura permanece sendo, ele mesmo, a força da pesquisa que não se encerra aqui.Abstract: This Master's dissertation in Education focused on a possible contribution of the Philosophy of Education in thinking about the issue of Human Formation of students with deficiencies in Basic Education, provoking to reflect the problem of education and its relations with philosophical-educational thinking. In this sense, we try to answer the following question: To what extent can the problem of deficiency be taken as a philosophical question? With that, our central objective was to analyze the concept of deficiency by taking it as a philosophical issue for human formation. Methodologically, this research was constituted from a qualitative investigation of philosophical nature, because the theme was given by analysis and conceptual interpretation. To do so, we go philosophically through three chapters and their subtitles, namely: In the first chapter, entitled \"The Importance of the Question for Philosophy,\" we attempted an open dialogue about the importance of the philosophical question in research among philosophers Martin Heidegger (2013; 2015a; 2015b), Hans-Georg Gadamer (1999; 2006) and Hans-Georg Flickinger (1998; 2010; 2011), inquiring about the research question and thus making it possible to get to the heart of the concept, in our particular case, the concept of deficiency. In the second chapter, ?Concept and historical contextualization of deficiency?, we began our effort by trying to answer the research question. We enter the historical processes of deficiency in the outside the country and in Brazil; the different approaches to the concept of deficiency; Heidegger's conception of \"man\" and its implications for the concept of deficiency; and also the question: ?who are we talking about?? Who are people with deficiencies, analyzing from the formal policy documents and official documents to the possibility of a philosophical ethical dimension. And finally, in the third chapter, ?Approximation of concept and history to the philosophy of education?, we begin by the ontological treatment of the concept of deficiency, followed by the announcing question of the relationship of the ?speak from?, ?speak to? and ?speak with?; we seek to relate the possible contributions of the findings in this research to think about human formation from a philosophical-educational perspective; and we ramble along with the excerpt of a formative philosophical experience from Alexandre Jollien's book ?El oficio de ser hombre? (2011). In addition, we discussed throughout the dissertation with other authors who helped us to reflect the problem, anchored in the contemporary perspective of deficiency, namely: Carlos Bernardo Skliar (2003a; 2003b; 2018), Catherine Malabou (2014), Débora Diniz (2012), Gilberta de M. Jannuzzi (2012), José Geraldo Bueno (1997), Marcos J.S. Mazzotta (2011) and Pedro Ângelo Pagni (2015; 2018). The probable contribution of this research is shown by itself, by the philosophical reflection that it provides and the dialogues and possibilities for opening other questions to the concept of deficiency. This research? philosophical journey cannot be ended in considerations that are not said to be provisional, because the being is provisional and incapable of conclusive and closed definitions about its existence. The being is in constant transformations, changes and metamorphoses in the mode(s) of being-there. It is about assuming the provisionality of being as a comprehensive and interpretative task of the mode of being, existing. In our philosophical journey, these and other possibilities of questions remain to continue meditating and lingering. In this sense, the existential of openness remains being the strength of this research that does not end here.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214801
Date: 2019


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