Nova escola e padrão BNCC de docência: a formação do professor gerenciado

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Title: Nova escola e padrão BNCC de docência: a formação do professor gerenciado
Author: Pereira, Jennifer Nascimento
Abstract: Nessa pesquisa investigamos a concepção de professor disseminada na Nova Escola em suas matérias sobre a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para tanto selecionamos 86 matérias que tratam sobre o tema no período de janeiro de 2016 a outubro de 2018. Do ponto de vista metodológico reconstituímos a trajetória, da marca Nova Escola, criada como Revista Nova Escola em 1986 pela Fundação Victor Civita, até 2018, então sob domínio da Fundação Lemann. Mapeamos as instituições de investimento de Jorge Paulo Lemann, empresário mais rico do Brasil, na educação pública brasileira e verificamos ser a Fundação Lemannn a mais dinâmica que se consolida protagonista do Movimento pela Base Nacional Comum. O exame desenvolvido evidenciou que há, da parte da marca, uma dupla finalidade na formação ? técnica e ético-política ? do aluno, subordinada às mudanças no setor produtivo, à ?indústria 4.0? e à necessidade de um trabalhador ?flexível?. Tais conteúdos concretizam uma concepção docente que denominamos ?professor gerenciado?, idealizado pelo capital como ?eterno aprendiz?. O conhecimento socialmente produzido e sistematizado que deveria dar sentido à escolarização vem sendo substituído pelo conhecimento operacional e das Tecnologia da Informação e Comunicação. Para o gerenciamento docente utilizam-se estratégias distintas: responsabilização pelos resultados; mecanismos de controle; prestação de contas; avaliação por desempenho; prova nacional de ingresso; certificações periódicas, ademais de tarefas estranhas a seu ofício. O lema ?aprender a aprender? constitui-se no fundamento dessa perspectiva pragmática de educação e sugere a ?entronização da sala de aula? na medida em que o trabalho docente é reduzido às experiências práticas do cotidiano escolar.<br>Abstract : In this research we investigated the conception of teacher disseminated in the New School in his subjects about the BNCC of Early Childhood Education and Elementary School. For that, we selected 86 subjects that deal with the subject from January 2016 to October 2018. From a methodological point of view, we reconstituted the trajectory of the Nova Escola brand, created as a Nova Escola Magazine in 1986 by the Victor Civita Foundation, until 2018, under the control of the Lemann Foundation. We map the investment institutions of Jorge Paulo Lemann, Brazil's richest businessman, in Brazilian public education and we see the Lemannn Foundation consolidates itself as protagonist of the Movement by the Common National Base. The examination revealed that there is a double purpose of the student in the technical and ethical-political formation of the student, subordinated to the changes in the productive sector, the 'industry 4.0' and the need for a 'flexible' worker. Such content materializes a teaching conception that we call 'managed teacher', idealized by capital as 'eternal apprentice'. The socially produced and systematized knowledge that should give meaning to schooling has been replaced by operational knowledge and Information and Communication Technology. For teacher management different strategies are used: accountability for results; control mechanisms; accountability; performance evaluation; national entrance exam; periodic certifications, in addition to tasks that are foreign to his or her craft. The motto 'learning to learn' is the foundation of this pragmatic perspective of education and suggests the 'enthronement of the classroom' to the extent that the teaching work is reduced to the practical experiences of everyday school.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214696
Date: 2019


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