Práticas de letramento na educação infantil: elementos para pensar a formação de atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas

DSpace Repository

A- A A+

Práticas de letramento na educação infantil: elementos para pensar a formação de atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas

Show full item record

Title: Práticas de letramento na educação infantil: elementos para pensar a formação de atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas
Author: Maciel, Jaqueline Maria Coelho
Abstract: Esta pesquisa tem como propósito discutir o lugar das práticas de leitura e escrita na Educação Infantil em busca de elementos para pensar a formação da atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas. A investigação parte da construção de um museu imaginário, construído por imagens dialéticas ancoradas na narrativa e rememoração das experiências de infância da autora e de sua prática pedagógica. Essas imagens dialéticas, entrecruzadas com inquietações oriundas da formação docente, contribuem para a reflexão sobre as formas com que as crianças se expressam e leem o mundo. A escrita dialoga com autores como Walter Benjamin, Magda Soares, Suely Mello, Paulo Freire, entre outros. A partir das rememorações, evidencia-se que os modos de ler e produzir textos na infância são inúmeros e diversos, compreendendo que a formação da atitude leitora e produtora de textos pode ser ampliada pelas múltiplas modalidades de linguagem e pelas práticas sociais de leitura e escrita, mediadas ou não pelo professor.Abstract: This research aims to discuss the place of reading and writing practices in early childhood education and searches elements to think about the formation of the reading and producing attitude of texts with young children. The investigation starts from the construction of an imaginary museum, built by dialectical images anchored in the narrative and recollection of the author's childhood experiences and her pedagogical practice. These dialectic images, interspersed with concerns arising from teacher education, contribute to the reflection of the ways in which children express themselves and read the world. The writing dialogues with authors such as Walter Benjamin, Magda Soares, Suely Mello, Paulo Freire, among others. From the recollections, it is evident that the ways of reading and producing texts in childhood are numerous and diverse, understanding that the formation of the reading and producing attitude of texts can be expanded by the multiple modalities of language and the social practices of reading and writing, mediated or not by the teacher. Practices. Literacy Child education. Reading and producing attitude of texts.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214673
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEED1438-D.pdf 1.228Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar