A escola primária nas colônias agrícolas nacionais de General Osório-PR e de Dourados-MT: concepções políticas e pedagógicas do ruralismo (1943-1959)

DSpace Repository

A- A A+

A escola primária nas colônias agrícolas nacionais de General Osório-PR e de Dourados-MT: concepções políticas e pedagógicas do ruralismo (1943-1959)

Show full item record

Title: A escola primária nas colônias agrícolas nacionais de General Osório-PR e de Dourados-MT: concepções políticas e pedagógicas do ruralismo (1943-1959)
Author: Cattelan, Carla
Abstract: A problemática da pesquisa se estabelece em torno de entender as finalidades políticas e pedagógicas que orientaram a institucionalização da escola primária nas grandes Colônias Agrícolas Nacionais CANGO e CAND. Estabelece como objeto o estudo das escolas primárias da Colônia Agrícola Nacional General Osório ? CANGO e da Colônia Agrícola Nacional de Dourados ? CAND - 1943 a 1959. A CANGO localizada no Sudoeste do Paraná e, a CAND, em Dourados Mato Grosso. O recorte temporal é justificado por 1943 ser o ano de criação de ambas as Colônias e o ano de 1959 marcar o processo de sua decadência e extinção. Também sinaliza um período de significativas mudanças na esfera nacional, na política e economia, trazendo contribuições e projetos para o desenvolvimento da educação primária rural no interior do Brasil. Os objetivos da tese são: Identificar elementos políticos e pedagógicos do ruralismo nas Colônias Agrícolas Nacionais (CANGO - PR e CAND - MT) e a relação com a cultura e identidade dos sujeitos; Compreender o lugar ocupado pelas escolas e o ensino, em seus múltiplos aspectos, desenvolvido nas Colônias Agrícolas Nacionais CANGO - PR e CAND - MT; Refletir sobre a formação dos colonos nas escolas primárias das Colônias; Investigar os pressupostos políticos, sociais, econômicos, culturais e religiosos que permearam as finalidades das escolas rurais nas Colônias CANGO e CAND. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental e bibliográfica. A hipótese de tese sustenta que as instituições escolares na CANGO e na CAND assumiram o compromisso com a modernidade e a civilização pautadas nos projetos nacionais da época, mas também refletiram um ruralismo político e pedagógico onde se localizaram, com base no interesse dos sujeitos que habitavam o lugar. Os resultados apontam que nas colônias CANGO e CAND houve a expansão e institucionalização das escolas primárias, à luz de um ruralismo político e pedagógico. Este é entendido com base nos projetos delineados pelo governo, mas também levando em conta a constituição das comunidades, as relações entre os sujeitos, suas culturas e filiações religiosas, que estabeleciam a compreensão dos projetos do governo, respondendo de forma a implementar ou reivindicar. Destacam-se as listas elaboradas pelos colonos de alunos em idade escolar, os pedidos de construção da escola e de materiais, a indicação de professores leigos da própria comunidade, dentre outros fatores, que apresentavam-se em forma de abaixo-assinados. A participação dos colonos na esfera educacional se dava pelo levantamentos dos alunos, indicação dos professores, construção dos prédios escolares e móveis e ainda pelo acompanhamento educacional e festivo cotidiano. O diálogo entre colonos, administração da Colônia e Estado ampliou-se na medida em que os colonos endereçavam cartas ao presidente da República cobrando ações na resolução de problemas recorrentes das colônias e que não foram resolvidos pela administração. Os resultados põe em evidência instrumentos que exerciam a função fiscalizadora e moderadora dos investimentos governamentais na área da educação e que também se caracterizavam como elemento de compreensão dos sujeitos quanto à importância social da escola primária. Formavam, assim, um elo de resistência e consciência, quanto aos processos ocorridos na Colônia. Estas ações, exercidas pelos colonos, na CANGO e na CAND, contribuíram expressivamente para a expansão e institucionalização da escola primária rural. Desta forma, os colonos são vistos não enquanto meros espectadores do processo, mas como protagonistas e defensores de ações educativas, que refletiam os ideais delineados pelas comunidades onde se inseriam.<br>Abstract : The problematic of this research is established around understand the political and pedagogics finalities which orientated the institutionalization of the primary school in the big National Agricultural Colonies CANGO e CAND. Establishes as object the study of the primary schools of Colônia Agrícola Nacional General Osório ? CANGO and Colônia Agricola Nacional de Dourados ? CAND ? 1943 to 1959. The CANGO was located in the region southwest of Paraná and, the CAND, in Dourados Mato Grosso. The temporary clipping is justified by 1943 be the year of the creation of both of colonies and the year of 1959 mark the process of yours decline and extinction. Those years also signalize a period of significant changes in the national sphere, in the politic and economy, bringing contributions and projects to the development of primary rural education in the interior of Brazil. The objectives of thesis are: Identify the elements politics and pedagogics of ruralism in Nationals Agricultural Colonies (CANGO ? PR e CAND ? MT) and the relation between culture and identity of the subjects; Understand the occupied place by the schools and the teaching, in its multiple aspects, developed in the Nationals Agricultural Colonies CANGO ? PR e CAND ? MT; Reflect about the formation of colonists in the primary schools of the Colonies; Investigate the political, social, economic, cultural and religious assumptions that permeated the finalities of rural schools in colonies CANGO e CAND. Methodologically, it is a bibliographic and documental research. The thesis hypothesis maintains that the scholar institutions CANGO e CAND jeopardize themselves with the modernity and the civilization lined in the national projects of the time, but they also reflected a political and pedagogic ruralism where they are located, based on interest of the people who inhabited the place. The results point that in those colonies there has been the expansion and institutionalization of the primary schools, in the light of a political and pedagogic ruralism. This is understood based on the projects outlined by the government, but also taken in consideration the communities constitution, the relationship between the subjects, their cultures and religious filiations, who established the comprehension of government projects, responding in a way of implement or claim. Stand out the lists elaborated by the colonists of students in scholar age, the requests of the construction of a school and materials, the indication of a layman teachers from the own community, among other factors, who presents themselves by undersigned. The colonists participation in the educational sphere was given by the survey of the students, indication of teachers, construction of scholar buildings and furniture and still by the educational and festive accompaniment. The dialog between colonists, Colony administration and State has widened to the extent that the colonists addressed letters to the Republics president charging actions in the resolution of the recurrent problems from the colonies and which did not be resolved by the administration. The results evidence the instruments who exercised the fiscalization and moderator function of governmental investments on the education field and who also were characterized as a comprehensions element of the subjects as to social importance of the primary school. They formed, thereby, a link of resistance and consciousness, regarding the occurred processes in the Colony. These actions, exercised by the colonists, in CANGO and in the CAND, contributed expressively to the expansion and institutionalization of the rural primary school. This way, the colonists are viewed not as mere spectators of the process, but as protagonists and defenders of educative actions, which reflected the ideals outlined by the communities where they are inserted.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214626
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEED1424-T.pdf 7.599Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar