As pesquisas em educação de jovens e adultos produzidas em Santa Catarina: um estudo de teses e dissertações

DSpace Repository

A- A A+

As pesquisas em educação de jovens e adultos produzidas em Santa Catarina: um estudo de teses e dissertações

Show full item record

Title: As pesquisas em educação de jovens e adultos produzidas em Santa Catarina: um estudo de teses e dissertações
Author: Bobek, João Vinícius dos Santos
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto o estudo sobre as pesquisas - Teses e Dissertações ? sobre a Educação de Jovens e Adultos no Estado de Santa Catarina realizadas em cursos de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A problemática da pesquisa consiste em compreender quais s as perspectivas teórico-metodológicos das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no estado de Santa Catarina investigadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES e de repositórios de Programas de PósGraduação de Santa Catarina. Para tanto adotou-se como categoria filosófica a dialética e a científica, tomando-se para este estudo o materialismo histórico, tendo em vista que a abordagem de pesquisa é a qualitativa, quantitativa e exploratória e as fontes de pesquisa caracterizam-se como: bibliográfica e documental e, principalmente, quanto ao ?estado do conhecimento?. Os principais autores identificados na pesquisa de forma recorrente foram: Arroyo (2007), Di Pierro (2005), Frigotto (2005), Haddad (2000), Laffin (2011), Paiva (2009), Romanowski e Ens (2014), Sartori (2010) e Soares (2011). Como resultado do estudo, identificaram-se 146 investigações organizadas em sete categorias em que se concentram os estudos de forma mais ampliada: Currículo da EJA; Sujeitos da EJA; Docência e Formação em EJA; Políticas Públicas e o Direito à EJA; Alfabetização em EJA; Práticas escolares na EJA e Concepções de EJA. Nessas categorias, situaram-se os objetos de estudos, abordagens teórico-metodológicas e os principais resultados desses trabalhos, permitindo um panorama/balanço do estado do conhecimento das pesquisas voltadas à EJA em Santa Catarina, apontando-se algumas considerações a respeito de indicações e perspectivas para este campo da pesquisa.Abstract: The objective of this research is to study the researches - Theses and Dissertations - on the Education of Youth and Adults in the State of Santa Catarina conducted in Stricto Sensu Postgraduate Programs courses. The research problem is to understand what are the theoretical and methodological perspectives of research in the field of Youth and Adult Education in the state of Santa Catarina investigated in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of CAPES and repositories. of Graduate Programs of Santa Catarina. For this purpose, the dialectic and the scientific category were adopted as philosophical category, taking historical materialism for this study, considering that the research approach is qualitative, quantitative and exploratory and the research sources are characterized as: bibliographic and documentary and, mainly, regarding the ?state of knowledge?. The main authors recurrently identified in the research were: Arroyo (2007), Di Pierro (2005), Frigotto (2005), Haddad (2000), Laffin (2011), Paiva (2009), Romanowski and Ens (2014), Sartori (2010) and Soares (2011). As a result of the study, 146 investigations were identified organized into seven categories that focus the studies more broadly: EJA Curriculum; EJA subjects; Teaching and Training in EJA; Public Policy and the Right to EJA; Literacy in EJA; School practices in EJA and Conceptions of EJA. In these categories, the objects of study, theoretical-methodological approaches and the main results of these works were situated, allowing a panorama / balance of the state of knowledge of the research directed to the EJA in Santa Catarina, pointing some considerations about indications and perspectives for this field of research.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214622
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEED1456-D.pdf 2.330Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar