Title: | A implementação dos programas Se liga e Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna na proposta pedagógica da rede municipal de educação de Paulo Lopes/SC |
Author: | Silva, Karoline Rosa da |
Abstract: |
Esta dissertação se propõe a estudar os programas do Instituto Ayrton Senna (IAS) que estão sendo implementados na Rede Municipal de Educação de Paulo Lopes/SC e os seus impactos na prática docente, notadamente nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise se detém, portanto, no avanço de grupos ou institutos privados na educação pública. Neste caso, o objetivo geral da pesquisa é analisar, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o que levou a RME de Paulo Lopes a aderir aos Programas do Instituto Ayrton Senna. Para tanto, foram elencados como objetivos específicos, localizar e descrever as políticas de educação da Secretaria Municipal de Paulo Lopes/SC, notadamente relativas à aceleração de aprendizagem entre 2016 e 2019; situar, historicamente, a origem dos programas do IAS no Brasil; analisar os objetivos pedagógicos previstos pela RME de Paulo Lopes/SC, a partir da adesão aos programas do IAS, com especial atenção ao programa Se Liga e Acelera Brasil; compreender como se dará os mecanismos de avaliação das crianças participantes desses programas, bem como a sequência da trajetória escolar das mesmas, tendo como base documentos que firmam a parceria entre IAS e a prefeitura de Paulo Lopes/SC. Os resultados da pesquisa nos mostram que a objetiva intenção do IAS se desvirtua da educação pública, a qual tem como premissa o bem comum e na formação humana plena e integral. Assim, a educação abordada pelo IAS tem a perspectiva de uma formação fechada e extremamente tradicional. Percebemos, também, que a indução à terceirização da escola pública para empresas representa um movimento em que a esfera pública deixa de ter responsabilidade pela educação, eximindo-se do seu papel na obrigatoriedade de promover educação pública e de qualidade. Constatamos que é significativa a presença do IAS nas políticas públicas municipais e estaduais no Brasil e os reflexos dessas políticas oriundas e reprodutoras das ideologias econômicas do Terceiro Setor e sua ingerência nas redes públicas de ensino. Entendemos que os Programas do IAS, aqui estudados, constituem uma ferramenta da política de aceleração da aprendizagem no município de Paulo Lopes/SC, ou seja, um mecanismo que dá suporte para alunos com distorção idade-ano-série e/ou ainda não alfabetizados. Não compreendemos como necessária a presença de um agente privado promotor de soluções educacionais na escola pública revelando práticas heterônomas. Dessa forma, constatamos que esses tipos de parcerias são estratégias burguesas para a obtenção do consenso ativo, sendo dispersas de várias formas, uma delas é por meio de programas como Acelera Brasil e Se Liga.<br> Abstract: This dissertation aims to study the programs of the Ayrton Senna Institute (IAS) that are being implemented in the Paulo Lopes/SC Municipal Education Network and their impacts on teaching practice, especially in the early years of elementary school. The analysis therefore focuses on the advancement of private groups or institutes in public education. In this case, the general objective of the research is to analyze, through bibliographic and documentary research, what led Paulo Lopes RME to join the Ayrton Senna Institute Programs. To this end, it was listed as specific objectives, locate and describe the education policies of the Municipal Secretariat of Paulo Lopes/ SC, notably related to the acceleration of learning between 2016 and 2019; historically situate the origin of IAS programs in Brazil; analyze the pedagogical objectives foreseen by the RME of Paulo Lopes/SC, from the adhesion to the IAS programs, with special attention to the Se Liga and Accelerates Brazil program; understand how the evaluation mechanisms of the children participating in these programs will take place, as well as the sequence of their school career, based on documents that establish the partnership between IAS and the city of Paulo Lopes/SC. The research results show us that the intention of IAS deviates from public education, which has as its premise the common good and the full and integral human formation. Thus, the education approached by the IAS has the perspective of a closed and extremely traditional formation. We also realize that the induction of outsourcing of public schools to companies represents a movement in which the public sphere ceases to have responsibility for education, disregarding its role in the obligation to promote quality public education. We note that the presence of IAS in the municipal and state public policies in Brazil is significant and the reflexes of these policies originating and reproducing the economic ideologies of the Third Sector and its interference in public schools. We understand that the IAS Programs studied here constitute a tool for the policy of accelerating learning in the city of Paulo Lopes/SC is a mechanism that supports students with age-grade- grade and /or not yet literate students. We do not understand as necessary the presence of a private agent promoting educational solutions in the public school revealing heteronomous practices. Thus, we find that these types of partnerships are bourgeois strategies for obtaining active consensus, being dispersed in various ways, one of them is through programs such as Acelera Brasil and Se Liga. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214502 |
Date: | 2019 |
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PEED1451-D.pdf | 32.20Mb |
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