Title: | A grande pedagogia em Nietzsche: o camelo, o leão e a criança |
Author: | Mafalda, Rodrigo |
Abstract: |
A importância de Nietzsche para o pensamento moderno não pode, decerto, ser reduzida a uma única ideia ou ponto interpretativo. Nesse sentido, considera-se como representativo cada um dos três principais períodos da sua filosofia, contra e a favor da tradição. Como tese, aborda-se o filósofo Nietzsche e o tema da formação/transformação (metamorfoses) sob três perspectivas principais encontradas na filosofia da educação: no discurso, na teoria da educação e na pedagogia. A grande pedagogia em Nietzsche: o camelo, o leão e a criança: este é o título e as metáforas principais pelas quais procuram-se orientações para pensar cada uma dessas metamorfoses no espírito da educação. O que se procura fazer é atualizar para o nosso contexto a força e o sentido do discurso, da teoria da educação e da pedagogia em Nietzsche, tendo em vista o espírito do camelo, do leão e da criança. Em primeiro lugar, com foco na juventude do filósofo e nas conferências Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino, à luz do Elogio e Defesa da escola: como exercícios de construção de um discurso nietzschiano para a educação atual, considerando a importância da escola e o espírito do camelo. Ampliando depois na fase intermediária o discurso do espírito livre na metamorfose do leão como teoria da educação de Nietzsche: tendo em vista a fórmula de ?como tornar-se o que se é?; à luz do espírito de cada metamorfose. Ao final e na análise do estatuto da própria pedagogia como um conceito independente e plural, recorre-se à função e ao uso estratégico das metáforas em Nietzsche como um ensaio da grande pedagogia no espírito da criança: do pensar como criação à luz da linguagem e da hierarquia dos instintos, considerando a tópica formativa da própria metáfora como uma margem de manobra (Spielraum). Abstract : Nietzsche?s importance to the modern thought cannot, of course, be reduced to a single idea or point of interpretation. This said, each of the three main periods of his philosophy, against and in favor of the tradition, is considered as representative. As a thesis, the philosopher Nietzsche and the theme of formation/transformation (metamorphoses) are approached from three main perspectives found in the philosophy of education: in discourse, in theory of education and in pedagogy. The great pedagogy in Nietzsche: the camel, the lion and the child: this is the title and the main metaphors by which guidance we seek orientations to think each of these metamorphoses in the spirit of education. What we are trying to do is update, to our strength and our sense of discourse, the theory of education and pedagogy in Nietzsche, in view of the spirit of the camel, the lion and the child. Firstly, focusing on the philosopher's youth and on the conferences ?On the future of our educational establishments?, and also focusing on the ?Praise and Defense of the school?: as exercises of construction of a Nietzschean discourse for our current education, considering the importance of school and the spirit of the camel. Then, expanding the discourse of the free spirit in the metamorphosis of the lion as Nietzsche's theory of education, in the intermediate phase: in view of the formula of \"how to become what one is\" and in the light of the spirit of each metamorphosis. At the end and in the analysis of the statute of pedagogy itself as an independent and plural concept, the function and strategic use of metaphors in Nietzsche is used as an essay on the great pedagogy in the child's spirit: of thinking as creation in the light of language and of the instincts? hierarchy, considering the formative topic of the metaphor itself as a room for maneuver (Spielraum). |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214467 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1402-T.pdf | 2.560Mb |
View/ |