dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Marques, Carlos Alberto |
|
dc.contributor.author |
Ruppenthal, Nicolle |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:04:09Z |
|
dc.date.available |
2020-10-21T21:04:09Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.other |
364504 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214338 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. |
|
dc.description.abstract |
O contexto dos cursinhos Pré-Universitários Populares (PUPs) tem expressado a luta pelo acesso à universidade pelas populações excluídas. Enquanto expressão de movimentos sociais, estes se preocupam com a formação dos(as) educadores(as) que deles fazem parte, além de contribuir com o acesso à universidade para os educandos matriculados nos PUPs ? formados por uma população marcada por diferentes formas de exclusão social e opressão. A formação dos(as) professores(as) é importante, pois esta formação guia o exercício da docência e possibilita a busca por uma educação emancipadora. Considerando que nestes movimentos se configuram espaços de formação docente, neste trabalho realizamos uma pesquisa com educadores e educadoras da área de química participantes de um PUP denominado ?Projeto de Educação Comunitária Integrar?, em Florianópolis (SC). A pesquisa envolveu, inicialmente, um mapeamento em diferentes locais de divulgação de pesquisas correlacionadas a esse tipo de espaço não-formal no Brasil (anais de eventos, revistas e Portal de Teses e Dissertações Capes), cujo resultado mostrou que estudos investigativos sobre o tema dos PUPs ainda são relativamente pouco explorados dentro das universidades e nenhum deles aborda especificamente a formação de professores de química. Na continuidade da pesquisa foi realizada um grupo focal com educadoras de química do Integrar com o objetivo de analisar como esse projeto contribui com a formação profissional de professores de química. Os resultados apontaram que o Projeto contribui com a formação das docentes, através de reuniões, planejamentos coletivos e a aprendizagem coletiva no movimento social. Com relação à formação dessas educadoras, esta se expressou na constante ênfase de que o ensino de química precisa ter como foco o(a) educando(a) e de que o centro do processo educativo é a realidade socioafetiva, política, econômica e cultural dos alunos, como uma tentativa de se distanciar de uma educação bancária. Nesse sentido, o Integrar como expressão dos PUPs realçou sua importância como espaço formativo engajado com vários objetivos dos movimentos sociais, em suas lutas emancipatórias por meio da educação nos últimos anos.<br> |
|
dc.description.abstract |
Abstract : The Pré-Universitários Populares (PUPs) are social movements concerned about excluded people university accesses. The students are excluded by different factors like genre, color, money and knowledge. These movements are also interested in their teachers training because that guides about how their educational program works and how to teach. Thinking in PUPs like places of teachers training we made a research, in Florianópolis (SC), to find how a PUP named \"Projeto de Educação Comunitária Integrar\" contributes to chemistry teachers training. First at all, we maped researches about PUPs to see what kind of scientific divulgation channels are researching this subject in Brazil (Anais de eventos, journals and Portal de Teses e Dissertações Capes). Then, we concluded that academicals researches study little about PUPs. Continuing our work, we made a focus group with chemistry teachers of Integrar to analyze how this project contributes to the chemistry teachers formation. The results showed that teachers meeting, collective planning and collective learning in the social movement contributes to teachers training. The focus group also revealed that the chemistry teaching must focus on the student and that the center of the educational process is the socio-affective, political, economic and cultural reality of students as an attempt to avoid a banking education. Finally, the Integrar as an expression of the PUPs, emphasized its importance as a formative space engaged with various objectives of social movements, in their emancipatory struggles through education in recent years. |
en |
dc.format.extent |
132 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
|
dc.subject.classification |
Professores |
|
dc.subject.classification |
Química |
|
dc.subject.classification |
Educação popular |
|
dc.title |
Contribuições do Projeto de Educação Comunitária Integrar para a formação de professores de química |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|