Title: | Neutralidade epistemológica na educação: uma análise a partir da crítica da ideologia |
Author: | Gerent, Luciana Caroline |
Abstract: |
A dissertação trata de uma análise crítica do Movimento Escola Sem Partido (MESP), atualmente em voga no debate educacional brasileiro. Aparentemente apartidário, o MESP atua na internet como representante de pais e estudantes a fim de denunciar e combater o que denomina de 'doutrinação ideológica? nas escolas. Assumindo, no entanto, uma postura isenta de ideologia, o Escola sem Partido não expõe seu projeto. Ao revisitarmos os conceitos de ideologia, recorremos à interpretação da Teoria Crítica segundo a qual a classe dominante, situada em determinada época histórica, exerce seu poder através da difusão das suas próprias ideias, naturalizando-as. Essas elaborações ideológicas produzem efeitos nas vidas dos sujeitos e necessitam de uma constante problematização como possibilidade de não recaírem em mecanismos de opressão. Para realizar tal investigação, utilizamos o método da crítica imanente apontando para as contradições, impossibilidades e localizando o MESP como mecanismo de um projeto de educação. Apontamos para dois efeitos que recaem no caráter ideológico do movimento: a ameaça à formação da sociedade democrática a partir da fragilização da escola pública e os interesses econômicos que tendem a deslocar a educação para o âmbito privado.<br> Abstract: The dissertation deals with a critical analysis of the Movement Without a Party School (MESP), currently in vogue in the Brazilian educational debate. Apparently nonpartisan, MESP acts on the Internet as a representative of parents and students in order to denounce and combat what it calls \"ideological indoctrination\" in schools. Assuming, however, an autonomous position of ideology, the School without Party does not expose its project. In revisiting the concepts of ideology we turn to the interpretation of the critical theory according to which the dominant class, situated in a certain historical epoch, exercises its power through the diffusion of its own ideas, naturalizing them. These ideological elaborations produce effects in the lives of the subjects and they need a constant problematization like possibility of not falling back in mechanisms of oppression. To carry out such an investigation, we use the immanent critique method pointing to contradictions, impossibilities and locating the MESP as a mechanism of an education project. We point to two effects that fall on the ideological character of the movement: the threat to the formation of democratic society from the weakening of the public school and the economic interests that tend to shift education to the private sphere. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214311 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1450-D.pdf | 929.8Kb |
View/ |