Projeto e desejo de ser mestre de capoeira: contribuições do estudo biográfico à sociologia da educação

DSpace Repository

A- A A+

Projeto e desejo de ser mestre de capoeira: contribuições do estudo biográfico à sociologia da educação

Show full item record

Title: Projeto e desejo de ser mestre de capoeira: contribuições do estudo biográfico à sociologia da educação
Author: Branco, Márcio Rogério Delfes
Abstract: Esta pesquisa objetiva refletir e compreender aspectos sociais e históricos da cultura popular, em específico da formação do sentido da capoeira da ilha, a partir do estudo biográfico de um capoeirista, ?Mestre? Alemão, por meio do método progressivo-regressivo sartreano. Trata-se de uma perspectiva sociológica que compreende o sujeito em suas relações, como um fenômeno singular-universal, e que pelo estudo biográfico, numa perspectiva interdisciplinar, nos permite melhor compreender aspectos de uma época, particularmente a capoeira como uma manifestação da cultura popular de origem afro-brasileira. A ?noção de relação com os saberes e práticas?, desenvolvida no campo da sociologia crítica da educação, ganha novos contornos neste estudo permitindo uma melhor compreensão da historicidade, do contexto sociológico e antropológico que dão sentindo, força e direção ao movimento capoeirístico do biografado e sua época. O capoeira é entendido aqui como um sujeito, ser histórico, social e cultural em ?debate? com o mundo, a estrutura e conjuntura onde se insere, por meio de relações com a linguagem, pessoas, materialidade, formando certas disposições e esquemas, como ?estados e qualidades?, em permanente movimento que constitui-se em processos de totalização, destotalização e retotalização. Assumindo as premissas existencialistas, os estudos biográficos nos ajudam capturar este movimento entre o indivíduo e a sociedade, a sociedade e o indivíduo, com ênfase nas escolhas, situadas em campo de possíveis, que constituem a base do projeto e desejo de ser capoeira. A filosofia da liberdade sartreana nos lembra da responsabilidade em relação a história coletiva e os destinos dos grupos, sociedades e humanidade. Toda escolha é uma escolha engajada e confirma ou transcende os mecanismos, dispositivos, que são representativos de forças políticas, econômicas, jurídicas, culturais, de uma determinada sociedade ou contexto sócio-histórico. Neste sentido, investigamos e buscamos compreender os processos por onde ele se faz sujeito em situação, inserido e posicionado numa classe, mobilizado e em movimento permanente de realização de algo que ainda não existe, portanto inacabado, se projetando impulsionado por desejos de ser que viabilizam ou não o ser capoeira com sólido fundamento na tradição. Enfim, trata-se de biografar uma camada deste conjunto das relações sociais e culturais que estabelece com os outros, com a materialidade e seu tempo, este conjunto de experiências de ser, que forjaram ?Mestre? Alemão e que dão sentido ao seu projeto e desejo de ser capoeirístico, seu projeto existencial, situado num contexto sociocultural por meio da prática de Capoeira, decisiva na constituição da capoeira da Ilha e de Florianópolis. Tema pouco explorado e que pode revelar as múltiplas facetas históricas e sociais de aspectos da formação desta cidade e de sua cultura popular. Esta pesquisa biográfica nos permite refletir sobre a relevância desta ferramenta para a Sociologia e História da Educação.<br>Abstract: This paper aims to study the sense of school experience of two students, siblings, that attending distinct classes of elementary school in the federal school - Colégio de Aplicação - of the Santa Catarina Federal University. The students, coming Abstract: The research aims to analyze and understand social and historical aspects of the popular culture, in specific of capoeira, starting from the biographical studies of a capoeira practitioner, \"Mestre\" Alemão. It is a sociological perspective that shows the subject in his relationships, as a singular and universal phenomenon, and through his story allows us to understand the history of an epoch. And under this interdisciplinary point of view, the \"notion of relationship with knowledge and practices\" allows us to better understand the historicity, the sociological and anthropological context that gives meaning, strength and direction to the capoeira movement of the biography subject and his epoch. The capoeira is understood here as a subject, historical, social and cultural being that can come to incorporate aspects of structures, through relationships with language, people, materiality, forming certain dispositions and schemes, as \"states and qualities\", in permanent process of totalization, des-totalization and re-totalization. Assuming the existentialist premises, biographical studies help us to capture this movement between society and the individual, with emphasis on the choices that in their concreteness form the object of the desire to be capoeira. The Sartre's philosophy of freedom doesn?t let us forget about our responsibility in relation to collective history and the destinies of groups, society and humanity. Every choice is an engaged choice and confirms or transcends the mechanisms, instruments, which are representative of policy, economy, justice, culture, of a certain society or socio-historical context. In this sense, we investigate and seek to comprehend the processes by which it becomes subject in situation, inserted and positioned in a class, mobilized and in a permanent movement of realization of something that doesn't yet exist, therefore unfinished, projected himself, impelled by desires make feasible, or not, to be the capoeira being with solid foundation in the tradition. Finally, it is a question of biographing the set of social and cultural relations that establish with others, with materiality and their time, this set of experiences of being, that have forged \"Mestre\" Alemão and that gives meaning to his project and desire of been capoeira practitioner, his existential project, situated in a sociocultural context through the practice of capoeira, decisive in the constitution of the capoeira of the Island and of the Florianopolis. This theme has been little explored and can reveal many historical and social aspects of the formation of this city and its popular culture. This biographical research allows us to reflect on the relevance of this tool to the Sociology and History of Education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214310
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEED1449-D.pdf 32.23Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar