Title: | "Quem poderia manter-se encoberto face ao que nunca declina?": a questão da técnica e a formação humana |
Author: | Silva, Bruno Pedroso Lima |
Abstract: |
Este trabalho quer defender a tese de que a técnica, em seu conceito originário, tem intrínseca a si uma dimensão política, que se expande para uma dimensão formativa; e a técnica moderna, que se desenvolve hoje principalmente como tecnologia digital, fechou a abertura intrínseca a essas dimensões. A técnica é questão filosófica, e buscar uma rememoração de uma dimensão política que seja capaz de acenar e afetar a disposição à construção de outro logos vai demandar da educação, da formação humana, que seja a via privilegiada para esta filosofia da técnica. Por isso, a Filosofia da Educação. Defende-se então que a compreensão da técnica como questão filosófica e com dimensão ético-política pode fazer brilhar a compreensão da produção humana enquanto poiesis. Os principais inspiradores para o tratamento da questão são Martin Heidegger e Hannah Arendt, especialmente na relação filosófica entre ambos, que encontra sua clareira na questão da técnica. O legado esperado para esta tese é, portanto, que o questionamento insistente contribua ao pensar da técnica e desvele um campo de tensão filosófico que trate desta técnica e de seu logos ? tecnologia ? nos termos do esquecimento moderno de sua dimensão política e formativa.<br> Abstract : This work wants to defend the thesis that the technique, in its original concept, has intrinsic to itself a political dimension, that expands to a formative dimension; and modern technology, which is developing today mainly as digital technology, has closed the original openness of these dimensions. Technique is a philosophical question, and seeking a remembrance of a political dimension that is capable of waving and affecting the disposition to the construction of another logos will demand of the education, the human formation, that it needs to be the privileged route for this philosophy of the technique. Therefore, Philosophy of Education. It is then argued that the understanding of technique as a philosophical question and with an ethical-political dimension can shine the understanding of human production as poiesis. The main motivators for the treatment of the issue are Martin Heidegger and Hannah Arendt, especially in the philosophical relationship between them, which finds its clearing in the matter of technique. The expected legacy for this thesis is therefore that the insistent questioning contributes to the thinking of the technique and reveals a field of philosophical tension that deals with this technique and its logos - technology - in the terms of the modern forgetting of its political and formative dimension. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214303 |
Date: | 2019 |
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PEED1413-T.pdf | 1.639Mb |
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