Dos saberes e outros trânsitos: percursos de alunos e alunas trans*, políticas de acesso e permanência, 7 anos depois da política de nome social

DSpace Repository

A- A A+

Dos saberes e outros trânsitos: percursos de alunos e alunas trans*, políticas de acesso e permanência, 7 anos depois da política de nome social

Show full item record

Title: Dos saberes e outros trânsitos: percursos de alunos e alunas trans*, políticas de acesso e permanência, 7 anos depois da política de nome social
Author: Silva, Keo
Abstract: A evasão/expulsão de pessoas trans do sistema de ensino ainda é uma dentre as muitas lacunas que tangem a educação no brasil. isso se deve a fatores estruturais como a cisnormatividade, a falta de reconhecimento e a violência estruturante que coloca sob ameaça as vidas das minorias no país. esses elementos somados a uma disputa moral que a sociedade brasileira vivencia hoje, deixa sob ataque os direitos e a vida de determinados segmentos da população brasileira, que ficam ainda mais vulnerabilizados no escopo desta nova governamentabilidade em curso. desde 2012 a ufsc colocou em vigor uma resolução normativa que busca reconhecer a identidade de gênero de alunas e alunos trans na universidade através da política de nome social. de certa forma, o nome social garantiu o acesso e a permanência de pessoas trans no ensino superior, mas ainda existem outros elementos que tensionam a permanência de pessoas trans na universidade. deste modo, esta pesquisa debruça-se sobre uma análise comparativa das resoluções internas (2012 e 2015) da ufsc a respeito do nome social e sobre entrevistas realizadas em 2019 com alunos que se autodeclaram trans nos cursos de graduação da ufsc. o objetivo central deste trabalho foi identificar quais as principais mudanças e contribuições advindas da entrada de pessoas trans na universidade. por fim, apontou os impactos que tais transformações trazem para o campo de reflexão sobre educação e sociologia na contemporaneidade.Abstract: The evasion/expulsion of transgender people from the education system is still one ofthe many problems in education in Brazil. This is due to structural factors such ascisnormativity, lack of recognition and the struturing violence that threatens the lives ofminorities in the country. These elements, added to a moral dispute that Braziliansociety is experiencing today, leave under attack the rights and life of certain segmentsof the brazilian population, which are even more vulnerable in the scope of this newgovernability underway. Since 2012 UFSC has enacted a normative resolution thatseeks to recognize the gender identity of trans students at the university through thesocial name politic. In a way, the social name has guaranteed the access andpermanence of transgender people in higher education, but there are still other elementsthat tension the permanence of transgender people in university. This research focuseson a comparative analysis of UFSC internal resolutions (2012 and 2015) regarding thesocial name and interviews conducted in 2019 with students who self-declared trans inUFSC undergraduate courses. The main objective of this research was to identify themain changes and contributions resulting from the entrance of transgender people in theuniversity. As clonclusion, this researchpoints the impacts that such transformationsbring to the field of education and sociology in contemporary times.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214294


Files in this item

Files Size Format View
PEED1452-D.pdf 1.538Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar