Avaliação da acuidade visual e estimulação visual em pré-termos em uma unidade de terapia semi-intensiva e ambiente domiciliar: desenvolvimento visual, motor e sensorial de lactentes pré-termo após protocolo de estimulação visual precoce: follow-up de um estudo clínico randomizado controlado

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Avaliação da acuidade visual e estimulação visual em pré-termos em uma unidade de terapia semi-intensiva e ambiente domiciliar: desenvolvimento visual, motor e sensorial de lactentes pré-termo após protocolo de estimulação visual precoce: follow-up de um estudo clínico randomizado controlado

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Título: Avaliação da acuidade visual e estimulação visual em pré-termos em uma unidade de terapia semi-intensiva e ambiente domiciliar: desenvolvimento visual, motor e sensorial de lactentes pré-termo após protocolo de estimulação visual precoce: follow-up de um estudo clínico randomizado controlado
Autor: Damiani, Angela Vitória Cechinel
Resumo: Objetivo: verificar os efeitos a longo prazo de um programa de estimulação visual e motor versus um programa de orientações gerais no desenvolvimento motor e sensorial de lactentes pré-termo de baixo risco com baixa acuidade visual. Métodos: Follow-up de um estudo clínico randomizado controlado. Os participantes foram 15 lactentes prematuros com baixa acuidade visual, com seis meses de idade corrigida na data da avaliação, que receberam programa de estimulação visual e motor ou programa de orientações gerais quando possuiam entre dois e três meses de idade corrigida. O desenvolvimento motor foi avaliado por meio da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS) e o desenvolvimento sensorial pelo Perfil Sensorial respondido pelos cuidadores. Resultados: Aos seis meses de idade corrigida a maioria (57,1%) dos prematuros do grupo estimulação visuo-motora apresentaram desenvolvimento motor dentro da média, assim como metade (50%) dos lactentes do grupo controle. Não houve diferença significativa entre os grupos. Por sua vez, o grupo estimulação visuo-motora apresentou maior frequência de escores como a maioria das crianças para o comportamento sensorial quando comparado ao grupo controle. Conclusão: O programa de estimulação visual associado a orientações gerais sobre o desenvolvimento global mostrou-se benéfico para o desenvolvimento motor e sensorial de lactentes prematuros em período prolongado, ou seja, aos seis meses de idade corrigida.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde. Departamento de Ciências da Saúde.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212338
Data: 2020-08


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