Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed
Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed
Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed
Author:
Faccin, Lydia Cordeiro
Abstract:
O presente Relatório Final do projeto PIBIC (2019-2020) “Especificidades da
Educação Infantil: Contribuições das pesquisas nacionais e internacionais” trata da
continuidade e amplificação da pesquisa anterior (PIBIC 2018-2019), intitulada
‘Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das
manifestações infantis’. A pesquisa nesta versão – PIBIC (2019 - 2020) – teve como
objetivo voltar aos trabalhos apresentados no GT7 (Grupo de Trabalho) da Reunião
Nacional da ANPEd do ano de 2015 e aprofundar nossos saberes sobre o que as
pesquisas com crianças orientam para a prática pedagógica na Educação Infantil;
ampliamos ainda nossas discussões ao trazermos dados das produções da reunião
nacional do ano de 2019 com o intento de adensar os estudos sobre as especificidades
da docência nesta etapa educacional e as metodologias de pesquisa com crianças,
procurando contribuir para qualificar a educação básica do país, mapeando orientações
nacionais para a formação, práticas, pesquisa e políticas públicas da educação da
infância. O total dos trabalhos selecionados a partir do critério de busca que indicassem
a participação das crianças nas pesquisas foram de cinquenta trabalhos, porém, os que
apresentaram as palavras de busca eleitas foram o total de quatorze trabalhos, oito deles
no ano de 2015, apresentados na 37° reunião e seis trabalhos da 39° reunião em 2019.
Dos apontamentos mais importantes de destacar ressalta o fato de que apesar de muitos
estudos dirigidos realizados com as crianças, considerando-as como sujeito de direitos e
capazes de falar por si, ainda vemos práticas tradicionalistas, injustas que não
comportam o sujeito criança e seus universos infantis dentro do espaço de educação
infantil, indicando a importância da continuidade de estudos desta natureza que possam
contribuir para que possamos vencer o adultocentrismo. Ainda foram encontrados um
conjunto importante de estudos que colaboram para práticas antirracistas na Educação
Infantil.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Ciências da Educação.