Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed

DSpace Repository

A- A A+

Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Agostinho, Kátia Adair
dc.contributor.author Faccin, Lydia Cordeiro
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-24T18:13:00Z
dc.date.available 2020-08-24T18:13:00Z
dc.date.issued 2020-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211854
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente Relatório Final do projeto PIBIC (2019-2020) “Especificidades da Educação Infantil: Contribuições das pesquisas nacionais e internacionais” trata da continuidade e amplificação da pesquisa anterior (PIBIC 2018-2019), intitulada ‘Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das manifestações infantis’. A pesquisa nesta versão – PIBIC (2019 - 2020) – teve como objetivo voltar aos trabalhos apresentados no GT7 (Grupo de Trabalho) da Reunião Nacional da ANPEd do ano de 2015 e aprofundar nossos saberes sobre o que as pesquisas com crianças orientam para a prática pedagógica na Educação Infantil; ampliamos ainda nossas discussões ao trazermos dados das produções da reunião nacional do ano de 2019 com o intento de adensar os estudos sobre as especificidades da docência nesta etapa educacional e as metodologias de pesquisa com crianças, procurando contribuir para qualificar a educação básica do país, mapeando orientações nacionais para a formação, práticas, pesquisa e políticas públicas da educação da infância. O total dos trabalhos selecionados a partir do critério de busca que indicassem a participação das crianças nas pesquisas foram de cinquenta trabalhos, porém, os que apresentaram as palavras de busca eleitas foram o total de quatorze trabalhos, oito deles no ano de 2015, apresentados na 37° reunião e seis trabalhos da 39° reunião em 2019. Dos apontamentos mais importantes de destacar ressalta o fato de que apesar de muitos estudos dirigidos realizados com as crianças, considerando-as como sujeito de direitos e capazes de falar por si, ainda vemos práticas tradicionalistas, injustas que não comportam o sujeito criança e seus universos infantis dentro do espaço de educação infantil, indicando a importância da continuidade de estudos desta natureza que possam contribuir para que possamos vencer o adultocentrismo. Ainda foram encontrados um conjunto importante de estudos que colaboram para práticas antirracistas na Educação Infantil. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Docências pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
video pibic.mp4 198.2Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar