Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Agostinho, Kátia Adair |
|
dc.contributor.author |
Faccin, Lydia Cordeiro |
|
dc.contributor.other |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-24T18:13:00Z |
|
dc.date.available |
2020-08-24T18:13:00Z |
|
dc.date.issued |
2020-08-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211854 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Relatório Final do projeto PIBIC (2019-2020) “Especificidades da
Educação Infantil: Contribuições das pesquisas nacionais e internacionais” trata da
continuidade e amplificação da pesquisa anterior (PIBIC 2018-2019), intitulada
‘Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das
manifestações infantis’. A pesquisa nesta versão – PIBIC (2019 - 2020) – teve como
objetivo voltar aos trabalhos apresentados no GT7 (Grupo de Trabalho) da Reunião
Nacional da ANPEd do ano de 2015 e aprofundar nossos saberes sobre o que as
pesquisas com crianças orientam para a prática pedagógica na Educação Infantil;
ampliamos ainda nossas discussões ao trazermos dados das produções da reunião
nacional do ano de 2019 com o intento de adensar os estudos sobre as especificidades
da docência nesta etapa educacional e as metodologias de pesquisa com crianças,
procurando contribuir para qualificar a educação básica do país, mapeando orientações
nacionais para a formação, práticas, pesquisa e políticas públicas da educação da
infância. O total dos trabalhos selecionados a partir do critério de busca que indicassem
a participação das crianças nas pesquisas foram de cinquenta trabalhos, porém, os que
apresentaram as palavras de busca eleitas foram o total de quatorze trabalhos, oito deles
no ano de 2015, apresentados na 37° reunião e seis trabalhos da 39° reunião em 2019.
Dos apontamentos mais importantes de destacar ressalta o fato de que apesar de muitos
estudos dirigidos realizados com as crianças, considerando-as como sujeito de direitos e
capazes de falar por si, ainda vemos práticas tradicionalistas, injustas que não
comportam o sujeito criança e seus universos infantis dentro do espaço de educação
infantil, indicando a importância da continuidade de estudos desta natureza que possam
contribuir para que possamos vencer o adultocentrismo. Ainda foram encontrados um
conjunto importante de estudos que colaboram para práticas antirracistas na Educação
Infantil. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Metodologia de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Docências |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.title |
Especificidades da Educação Infantil: contribuições das pesquisas e práticas - Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das produções do GT7 ANPed |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar