Title: | Wilhelm Dilthey: contribuições para pensar a formação humana sob a perspectiva pedagógica |
Author: | Jacob Júnior, Carlos Roberto |
Abstract: |
Esta dissertação de mestrado expressa nossa busca por aportes teóricos que nos auxiliem a pensar a problemática da formação humana no contexto da recente reforma da educação brasileira, em 2017, que ? em nosso ponto de vista ? se orienta por uma tendência de caráter neoliberal que privilegia o aspecto de uma formação/instrução tecnicista de cunho positivista. Deste modo, nos orientamos a partir de uma filosofia da vida (Lebensphilosophie) estabelecida por Wilhelm Dilthey (1833 ? 1911) ? filósofo historicista alemão, no intuito de analisar suas contribuições para pensarmos a formação humana (Bildung) sob uma perspectiva pedagógica que supere a dicotomia entre humanidades e técnica no processo de formação educacional. Assim, justificando o porquê da escolha por Dilthey, no primeiro capítulo apresentaremos a relevância de sua hermenêutica na investigação acerca de orientações para a vida prática, o que resulta em sua filosofia da vida (Lebensphilosophie). Diante disso, apresentaremos a filosofia de Wilhelm Dilthey a fim de melhor compreendermos como o autor estabelece sua filosofia da vida (Lebensphilosophie) e qual sua relação com sua psicologia analítica-descritiva e sua hermenêutica filosófica. Para tanto, revisitamos obras de Dilthey traduzidas (para o português) e dialogamos com alguns de seus apresentadores, tais como: R. Palmer; M. N. P. do Amaral; R. B. De Napoli; M. F. A. Nicolau; A. S. Avelar; P. R. de Jesus e outros, no intuito de melhor compreendermos o desenvolvimento de sua filosofia e a constituição de seu ?Método Compreensivo?, elemento central de sua hermenêutica. Visando uma compreensão sobre os processos históricos que orientaram e orientam a formação/educação no Ocidente, apresentamos ? à luz da Paidéia grega ? os caminhos que conduziram a humanidade em sua longa jornada de construção e desenvolvimento cultural que levou à constituição da Bildung alemã. Para tanto, dialogamos com autores diversos, como: W. Jaeger; F. Cambi; F. L Brito; J. Weber; A. J. Severino e outros, a fim de analisarmos o processo de transformação e evolução da educação ao longo da história. Assim, encontramos a proposta diltheyana de uma ?universalidade pedagógica?, seus desdobramentos éticos em sua relação com sua filosofia da vida. Aqui, de modo especial, nos orientaremos pelo seu tratado de 1888 ? Sobre a possibilidade de uma ciência pedagógica de validade universal. Por fim, apresentaremos as considerações a que chegamos a respeito das críticas endereçadas a Dilthey e sua obra, bem como sobre suas possíveis contribuições para pensarmos questões atuais que nos tocam e exigem nossa inquietação e reflexão no horizonte educacional brasileiro. Abstract: This master's dissertation expresses our search for theoretical contributions that help us to think about the problem of human formation in the context of the recent reform of Brazilian education, in 2017, which ? in our view ? is guided by a neoliberal tendency that favors the aspect of a positivist technical education/training. Thus, we orient ourselves from a philosophy of life (Lebensphilosophie) established by Wilhelm Dilthey (1833-1911) - German historicist philosopher, in order to analyze his contributions to think about human formation (Bildung) from a pedagogical perspective that surpasses dichotomy between humanities and technique in the educational formation process. So, justifying why Wilhelm Dilthey was chosen, in the first chapter we present the relevance of his hermeneutics in the investigation of orientations for practical life, which results in his philosophy of life (Lebensphilosophie). Given this, we will present the philosophy of Wilhelm Dilthey in order to better understand how the author establishes his philosophy of life (Lebensphilosophie) and what is its relationship with his analytic-descriptive psychology and his philosophical hermeneutics. To this end, we revisit Dilthey's works translated (into Portuguese) and dialogue with some of its presenters such as: R. Palmer; M. N. P. do Amaral; R. B. Di Napoli; M.F. A. Nicholas; A. S. Avelar; P. R. de Jesus and others, in order to better understand the development of his philosophy and the constitution of his \"Comprehensive Method\", a central element of his hermeneutics. Aiming at understanding the historical processes that guided and orient the formation/education in the West, we present - in the light of Greek Paidéia - the paths that led humanity in its long journey of construction and cultural development that led to the constitution of the German Bildung. For that, we dialog with diverse authors as: W. Jaeger; F. Cambi; F. L Brito; J. Weber; A. J. Severino and others, in order to analyze the process of transformation and evolution of education throughout history. So that, we find Dilthey?s proposal of a ?pedagogical universality?, its ethical developments in relation to its philosophy of life. Here, in particular, we are guided by his treatise of 1888 ? On the possibility of a pedagogical science of universal validity. Finally, we will present our considerations regarding the criticisms addressed to Dilthey and his work, as well as its possible contributions to think about current issues that touch us and require our concern and reflection in the Brazilian educational horizon. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211573 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1459-D.pdf | 993.5Kb |
View/ |