Title: | O designer instrucional e o designer educacional no Brasil: identidade e prática em uma visão educacional |
Author: | Macedo, Cíntia Costa |
Abstract: |
Na modalidade da Educação a Distância atuam diferentes perfis de profissionais e especialistas para o desenvolvimento dos cursos e materiais didáticos. O designer instrucional e o designer educacional são alguns desses especialistas e sua atuação objetiva o tratamento desses conteúdos didáticos, na linguagem e contexto das especificidades da virtualidade, para serem compreendidos e assimilados. No entanto, observa-se que esse profissional está em busca de sua identidade. Nota-se que nos distintos campos profissionais existem tanto o designer instrucional como o designer educacional sem uma definição clara acerca de seu perfil e atividades desempenhadas. Diante disso, esta pesquisa tem o intuito de investigar, a partir da história, da linguística e das teorias que circundam a prática desse profissional, suas características conceituais e práticas, a fim de identificar ao final do estudo como os campos profissionais de desenvolvimento de projetos de educação a distância compreendem esse profissional. Para atender a esse objetivo, a pesquisa classifica-se como científica etnográfica, trabalhada segundo uma abordagem exploratório-descritiva. Para a coleta e a análise de dados, propõe-se a técnica de métodos mistos, empregando-se práticas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Abstract: Different profiles of professionals and specialists work in the development of courses and didactic materials in Distance Education. The instructional designers and the educational designers are some of them. Their work are about the didactic contents. To treat the language and context of the specificities of the virtuality, so it can be understood and assimilated. However, this professional is in search of his identity. Different professionals fields, are the instructional designer and the educational designer at the same time. There is no right definition about their profile and activities to be performed. Therefore, this research aims to investigate, from the history, the linguistics and the theories that surround the practice of this professional, its conceptual and practical characteristics. At the end of the study, will be possible to identify the professionals fields of development of distance education projects that envolve this professional. To achieve this objective, the research is classified as an ethnographic scientist, worked on an exploratory-descriptive approach. About the data collect and its analysis, the technique of mixed methods is proposed, using quantitative and qualitative research practices. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211483 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1463-D.pdf | 1.518Mb |
View/ |