As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade

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As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade

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Title: As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
Author: Vigganigo, Camila Rosilda
Abstract: No presente estudo pretende-se, no âmbito das produções acadêmicas sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos nos espaços prisionais, refletir sobre as concepções e perspectivas teórico-metodológicas. Essa pesquisa terá uma abordagem qualitativa e, em função dos objetivos inicialmente propostos, se caracteriza como exploratória e descritiva. Nesse sentido foram desenvolvidos procedimentos metodológicos que envolvem análise documental e levantamentos bibliográficos. Para a compreensão dos sujeitos da EJA utilizei produções de Dayrell (1996), com articulações a Arroyo (2005) e Laffin (2007; 2012) para compreender as especificidades sobre a modalidade. Nas discussões sobre os sujeitos em situação de privação ou restrição de liberdade e a educação foram importantes os estudos de Ireland (2010) e Onofre (2007; 2009; 2014; 2015; 2016). Com relação à alfabetização, Soares (2003; 2004; 2006) e Tfouni (1995; 2006) possibilitaram articular a concepção de alfabetização de adultos a partir de Freire (1967; 1987; 1887) e para refletir sobre a leitura no espaço carcerário como meio de ?ressocialização?, as pesquisas de Julião (2006; 2014; 2016) constituíram fundamentos para esta investigação. No processo investigativo constatei que existem muitas pesquisas que contemplam os espaços de privação e restrição de liberdade, porém ainda existem poucas pesquisas que tratam do processo de alfabetização e letramento dos sujeitos privados de liberdade. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que estamos ainda em meio a um movimento descontínuo e insuficiente para a efetivação do direito à educação das pessoas privadas de liberdade, o que é contraditório, pois, no âmbito legal, os processos educativos assumem papel principal na responsabilização para a garantia de um bom retorno ao convívio social. Além disso, é necessário que o processo de alfabetização e letramento das pessoas privadas de liberdade atenda às reais necessidades desses sujeitos em suas condições objetivas em que se encontram.Abstract: In the present study, it is intended, in the midst of the academic productions on literacy and literacy in Youth and Adult Education in prison areas, to reflect on the theoretical and methodological conceptions and perspectives. This research has a qualitative approach and, in part of the initial objectives proposed, is characterized as exploratory and descriptive. This document was important stored methods in this document analysis and bibliographic surveys. For the comprehension of the subjects of the EJA it was used productions of Dayrell (1996), with articulations to Arroyo (2005) and Laffin (2007; 2012) to understand the specificities about a modality. Reflections on the issues of deprivation or restriction of liberty were important studies by Ireland (2010) and Onofre (2007; 2009; 2014; 2015; 2016). With respect to literacy, Soares (2003; 2004; 2006) and Tfouni (1995; 2006) enabled the articulation of a reading of the concept of adult literacy (1967; 1987; 1887). ?resocialization?, as research by Julião (2006; 2014; 2016) were foundations for this investigation. In the investigative process, there are many researches that contemplate the spaces of deprivation and restriction of liberty, although there are still few that deal with the process of literacy and literacy of deprived particles of liberty. As is the case with research and registration for the right to information of persons deprived of their liberty, which is contradictory, for example, legal, educational processes play a major role in making them responsible for ensuring a good return to social life. In addition, the process of literacy and literacy of persons deprived of liberty is required.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211480
Date: 2019


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