Juventude LTDA.: a ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens do século XXI

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Juventude LTDA.: a ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens do século XXI

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Título: Juventude LTDA.: a ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens do século XXI
Autor: Reis, Luiz Henrique Fernandes dos
Resumo: Em resposta a um quadro de aprofundamento do desemprego e da precarização dos postos de trabalho, uma ideologia vem sendo muito difundida atualmente: o empreendedorismo. Buscamos nesse trabalho, fundamentados no materialismo histórico, investigar a ideologia do empreendedorismo e sua relação com a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI. Como objetivos específicos tencionamos 1) Investigar o alinhamento entre propostas de empreendedorismo na formação de jovens e as demandas do capitalismo contemporâneo (ou capital-imperialismo); 2) Explicar as continuidades entre neoliberalismo, contrarreformas e a ideologia do empreendedorismo. 3) Analisar os significados do empreendedorismo nas diretrizes de OMs para orientar a formulação de políticas para a juventude na América Latina e, em particular, no Brasil. A pesquisa foi realizada em quatro fases articuladas entre si. Em um primeiro momento, debatemos a questão da ideologia. São apresentadas suas origens e a contribuição de Marx e Engels e Gramsci para o na formulação do conceito, acentuando o fundamento da sua existência no solo contraditório das relações sociais antagônicas entre classes. A partir disso trazemos para a discussão as transformações ocorridas nas relações de produção nas últimas décadas, explicitando porque entendemos o empreendedorismo como uma ideologia. Em seguida realizamos um balanço bibliográfico sobre empreendedorismo,ideologia e juventude na área de educação e ciências humanas. Buscamos apresentar as contribuições dos pensadores dessas áreas para aprofundar o debate. Num terceiro momento,analisamos um documento da OCDE que cria os marcos para um enquadramento conceitual de medidas do empreendedorismo. Nosso objetivo é reenquadrar a discussão sobre empreendedorismo em um contexto mais amplo de políticas neoliberais que aprofundam as expropriações de direitos dos trabalhadores e sua plena disponibilização ao mercado. Na quarta e última sessão analisamos dois documentos de Organismos Multilaterais que tratam da temática da juventude e formação fazendo uma reflexão sobre a agenda desses organismos para as políticas públicas de formação de jovens, e sua ênfase no empreendedorismo. Identificamos nessa pesquisa que a ideologia do empreendedorismo é forma com que o capital tem busca do disputar o sentido dado a um conjunto de processos de reestruturação estatal e produtiva e suas consequências danosas para as condições de vida daqueles que vivem do trabalho. A sua difusão opera como um preventivo contra a revolta popular pela retirada de direitos e uma forma de adequação a formas de vida cada vez mais precárias. Essa ideologia leva ao avanço da irracionalidade da vida político-social sob hegemonia das formas flexíveis de acumulação. A partir desse percurso, pretendemos oferecer subsídios para a compreensão do papel ideológico do empreendedorismo na adaptação da juventude as demandas do capital imperialismo no século XXI.Abstract: In response to a scenario of deepening unemployment and work precarization, an ideology has been widespread today: entrepreneurship. We seek in this work, based on historical materialism, to investigate the ideology of entrepreneurship and its relation to the sociability required by capital in the 21st century. As specific objectives we intend 1) To investigate the alignment between proposals of entrepreneurship in the education of young people and the demands of contemporary capitalism (or capital-imperialism); 2) Explain the continuities between neoliberalism, counter reforms and the ideology of entrepreneurship. 3) Analyze the meanings of entrepreneurship in the Multilateral Organization?s guidelines to guide youth policymaking in Latin America and in particular in Brazil. The research was conducted in four phases articulated with each other. At first, we debated the issue of ideology, its origins and the contribution of Marx, Engels and Gramsci to the concept. Emphasizing its emergency from the contradictory soil of antagonistic social relations between classes. From this we discuss the transformations that occurred in the relations of production in the last decades, explaining why we understand entrepreneurship as an ideology. Then we carry out a bibliographic balance about entrepreneurship, ideology and youth in the area of education and human sciences. We seek to present the contributions of researchers from these areas to deepen the discussion about ideology of entrepreneurship. In a third moment, we look at an OECD document that sets the milestones for a conceptual framework of entrepreneurship measures. Our goal is to refocus the discussion on entrepreneurship in a broader context of neoliberal policies that deepen the expropriation of workers' rights and their full availability to the market. In the last session, we analyzed two documents from Multilateral Organizations dealing with youth and training, reflecting on their agenda for public policies for youth education and their emphasis on entrepreneurship. We identified in this research that the ideology of entrepreneurship is the way in which capital has sought to dispute the meaning given to a set of processes of state and productive restructuring and its harmful consequences for the living conditions of the working class. Its dissemination acts as a preventive measure against popular revolt with the withdrawal of rights and a way of adapting youth to increasingly precarious life forms. This ideology leads to the advance of the irrationality of political and social life under the hegemony of flexible forms of accumulation. In this research, we intend to offer subsidies for understanding the ideological role of entrepreneurship in the adaptation of youth to the demands of capitalimperialism in the 21st century.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211371


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