“Brincar vem”: a criança surda na educação infantil e o despertar das mãos

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“Brincar vem”: a criança surda na educação infantil e o despertar das mãos

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dc.contributor.author CÔRTES, Diolira Maria
dc.date.accessioned 2020-08-16T18:20:56Z
dc.date.available 2020-08-16T18:20:56Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation CÔRTES, Diolira Maria. “Brincar vem”: a criança surda na educação infantil e o despertar das mãos. 2012. 543 f. Orientadora Ivone Martins de Oliveira. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210184
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo analisar as condições que são oportunizadas às crianças surdas para a apropriação da Libras, em um Centro Municipal de Educação Infantil referência na educação de crianças surdas, no município de Vitória/ES. Como aporte teórico foi utilizada a abordagem histórico cultural. Os estudos de Vigotski e de Bakhtin foram tomados como referência, dando ênfase ao papel do outro e à linguagem na constituição humana. Como opção metodológica, utilizou a pesquisa qualitativa, que se desenvolveu por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico. Para a coleta do material empírico, foram adotados os seguintes recursos: observação participante, registro em diário de campo, videogravação, entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa e análise de fichas de matrículas. A organização e análise de dados se apoiou na abordagem microgenética, opção metodológica utilizada por alguns estudos que se pautam na perspectiva histórico-cultural, na busca de compreender as condições de apropriação da Libras por três crianças surdas que estavam em processo inicial de apropriação da Libras. Foram selecionados como elementos para a análise o processo de mediação estabelecido por adultos e outras crianças na relação com essas crianças surdas bem como os indícios de apropriação da Libras por elas na sala de atividades e no atendimento educacional especializado. As análises indicam que as condições para a apropriação da Libras ainda se constituem um desafio para algumas crianças que vivenciam um contexto restrito de interação em Libras, devido, entre outros elementos, à falta de conhecimento de Libras por adultos e crianças e ao fato de a equipe bilíngue não apresentar a quantidade de profissionais necessária para atendê-las em diferentes espaços. O estudo indica também a necessidade de se pensar qual a forma de atendimento que melhor considera as especificidades da criança surda na educação infantil. Tendo em vista que os indivíduos se apropriam da língua quando são imersos na corrente da comunicação verbal, para se avançar em direção a uma educação bilíngue, como define a legislação, o estudo aponta a necessidade de profissionais surdos para atuar de forma direta com essas crianças na educação infantil, o que contribui na constituição de sua identidade, de seu aprendizado e desenvolvimento. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFES pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Criança surda pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.title “Brincar vem”: a criança surda na educação infantil e o despertar das mãos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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CÔRTES Diolira Maria 2012 (dissertação) UFES.pdf 4.270Mb PDF View/Open

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