Documentos de professores como fontes para uma investigação em História da Educação Matemática: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti – APMAM

DSpace Repository

A- A A+

Documentos de professores como fontes para uma investigação em História da Educação Matemática: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti – APMAM

Show full item record

Title: Documentos de professores como fontes para uma investigação em História da Educação Matemática: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti – APMAM
Author: Silva, Marylucia Cavalcante
Abstract: Este texto tem por objetivo apresentar um conjunto de documentos raros e inéditos constituídos como Arquivo Pessoal Maria Amabile Mansutti-APMAM. A partir do inventário desses documentos foi possível identificar pareceres, testes, textos, livros, revistas, lições, dentre outros, considerados como férteis para pesquisa. O presente artigo busca destacar ainda a importância do uso de arquivos pessoais de professores de matemática para a História da Educação Matemática. O estudo utiliza as contribuições das pesquisas de Hofstetter, Schneuwly, Valente e Morais e de outros autores fundamentais para situar as categorias teórico-metodológicas do artigo. Nessa interlocução, ao que tudo indica em tempos da nova organização curricular nos anos de 1970, possíveis indicadores apontam Maria Amabile Mansutti – educadora matemática – como expert na elaboração de novas propostas curriculares.
Description: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/305
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208709
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View Description
DOCUMENTOS DE P ... abile Mansutti – APMAM.pdf 708.7Kb PDF View/Open Artigo revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar