Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais

DSpace Repository

A- A A+

Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais

Show full item record

Title: Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
Author: Borges, Rosimeire Aparecida Soares; Duarte, Aparecida Rodrigues Silva; Campos, Tânia Maria Mendonça
Abstract: Este estudo pretendeu identificar como as recomendações do Movimento da Matemática Moderna (MMM) foram construídas e divulgadas em manuais pedagógicos utilizados pelos professores primários no Brasil e em Portugal. Especificamente, este artigo procurou verificar como se processaram as sugestões para as práticas pedagógicas para assegurar a transmissão das propostas do MMM por meio do uso do Método Cuisenaire. Os trabalhos Matemática dinâmica com números em cores (1961), publicado no Brasil, e Didática Especial (1963), publicada em Portugal, foram escolhidos para discussão, visto que enfatizaram o uso desse método. Assim, é possível afirmar que os trabalhos eleitos para análise podem ser vistos como divulgadores e defensoras do uso do Método Cuisenaire no ensino da Matemática Moderna.
Description: Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/89
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
Manuais Pedagóg ... na nas séries iniciais.pdf 111.4Kb PDF View/Open Artigo revista Quadrante

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar