Saravá as cartinhas: relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas na escola e no terreiro

DSpace Repository

A- A A+

Saravá as cartinhas: relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas na escola e no terreiro

Show full item record

Title: Saravá as cartinhas: relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas na escola e no terreiro
Author: Santos, Pamela Cristina dos
Abstract: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Processos Educativos, Sujeitos e docência (SUPED), dentro do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) e tem como objetivo analisar as Relações Sócio-Raciais estabelecidas entre crianças negras e brancas em uma escola pública em dois terreiros de Almas e Angola, localizados na cidade de Florianópolis, buscando indicar possíveis convergências ou não nas relações entre as crianças. Os sujeitos desta pesquisa, são crianças negras e brancas pertencentes aos anos iniciais, mais especificamente 3º, 4º e 5º anos, de uma escola pública estadual localizada na região norte de Florianópolis/SC. Para atingir os objetivos propostos nesta dissertação, utilizamos o que denominamos de Retalhografia de Fronteira, ainda, para além do texto escrito, utilizamos o desenho como texto como opção de materialização final dos dados da pesquisa. Para fundamentar o uso de desenhos, baseamo-nos nas discussões realizadas pela antropologia visual, mais especificamente nos estudos de Kuchiner (2014), Lagrou (2006) e Azevedo (2016;2017). Como resultados, apontamos que a raça é acionada em situações de disputas de poder através do conhecimento (escolar e de terreiros); pela marcação estereotipada do pertencimento meninas negras. Ainda, o racismo religioso como potencializador das tensões raciais entre crianças negras e brancas; a branquitude, dentro da escola, realoca as crianças negras para o lugar do não direito; a presença de potentes resistências das crianças negras frente às tentativas de subalternização nos cotidianos escolares. Por fim, destacamos como referencial teórico os estudos decoloniais, tais como Walsh (2017), Gomes (2012), Redondo (2015), Tomás (2011), Quijano (1998;2000;2005;2010) e Santos (2010).Abstract: This dissertation is linked to the Research Processes, Subjects and Teaching (SUPED) research line, within the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Catarina (PPGE / UFSC) and aims to analyze the Socio-Racial Relations established among children blacks and whites in a public school in two termas of Almas and Angola, located in the city of Florianópolis, seeking to indicate possible convergences or not in the relations among children. The subjects of this research are black and white children belonging to the initial years, more specifically 3rd, 4th and 5th years, of a state public school located in the northern region of Florianópolis / SC. In order to achieve the objectives proposed in this dissertation, we use what we call the Border Retrachment, in addition to the written text, we use the drawing as text as an option for the final materialization of the research data. To base the use of drawings, we base ourselves on the discussions carried out by visual anthropology, more specifically in the studies of Kuchiner (2014), Lagrou (2006) and Azevedo (2016; 2017). As results, we pointed out that race is triggered in situations of power disputes through knowledge (school and terreiros); by the stereotypical marking of belonging black girls. Also, religious racism as a potentiator of racial tensions between black and white children; the whiteness, within the school, reallocates the black children to the place of the right not; the presence of strong resistances of the black children in front of the attempts of subalternization in the school everyday. Finally, we highlight as a theoretical reference the decolonial studies, such as Walsh (2017), Gomes (2012), Redondo (2015), Tomás (2011), Quijano (1998, 2000, 2005, 2010) and Santos (2010).
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206388
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEED1427-D.pdf 3.360Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar