Title: | Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores |
Author: | Medeiros, Fábio |
Abstract: |
A sociedade atual passa por grandes mudanças a partir do surgimento da cultura digital. Esta característica demanda um novo olhar e uma nova forma de gerir quaisquer processos nos quais ocorram interação humana. A educação é uma das áreas alvo de estudos para implementação dessas inovações, e o uso de técnicas aprendidas a partir dos games é cada vez mais frequente nas pesquisas e práticas criadas. A presente pesquisa consiste numa análise documental de livros de RPG sobre as ferramentas e processos utilizados na construção de histórias compartilhadas, visando identificar as práticas do narrador de jogos de RPG que podem ser aproveitadas por professores em suas atividades didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada à prática docente, com objetivo descritivo-explicativo de analisar a utilização de elementos de jogos de interpretação de personagens (RPGs) para fins didático-pedagógicos. Quanto aos procedimentos, é uma pesquisa híbrida, documental com assimilação de estudo de caso por lidar com livros de referência de RPGs e suas possíveis utilizações em ambientes de aprendizagem. Os RPGs são uma atividade que vêm influenciando a cultura, principalmente o entretenimento, desde a sua concepção no início da década de 1970. Almejando contribuir para as práticas didáticas e planejamento didático, esta pesquisa apresenta materiais referenciais para que professores possam utilizar práticas e técnicas utilizadas usualmente por narradores de RPG. Os termos encontrados nos livros foram associados aos conteúdos escolares, ao planejamento didático do professor e aos prazeres envolvidos na prática lúdica de contar e compartilhar histórias. Foi possível estabelecer fortes relações entre o conteúdo do jogo e a prática docente e constatar vários pontos de imbricação entre o RPG e as teorias educacionais, abrindo um amplo leque de opções para pesquisas adicionais. Abstract: Since the surge of the digital culture the society is passing through some great changes. This characteristic demands a new look and a new way of management in processes that involve human interaction. The education is one of the fields of study targeted for the implementation of these innovations, and the use of the techniques learned from the game studies is increasingly appearing on research and practices. The present research consists on a documental analysis of Role Playing Games (RPG) books aiming to identify the practices of the narrator of these games that can be used by teachers in their didactic activities. It?s a qualitative research applied to the teacher?s practice, with the objective explanatory- descriptive of analysing the game elements of Role Playing Games to use in didactic-pedagogical ends. As regard to the procedures, it?s a hybrid research, being a documental research using elements of case studies, mostly for dealing with books of reference material to RPGs and their possible application in learning environments. The RPGs are an activity that influences culture, mainly the entertainment, since it?s conception in the beginning of the 1970?s decade. Craving to contribute to the didactical practices and pedagogical planning and strategy, this research presents reference materials to teachers, so that they can apply practices and techniques used mostly by RPG narrator?s. The terms found in the RPG books were associated to school contents, to the teacher?s pedagogical planning and to the pleasures involved in the playful practice of telling and sharing stories. It was possible to establish strong relations between the content of the game and the teachers practice, as well as to verify several points of aproximation among RPG and the educational theories, opening a wide range of options to additional researches. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205699 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1398-D.pdf | 3.161Mb |
View/ |