A dupla condição de trabalhador e estudante do ensino noturno nas escolas públicas da região central de Florianópolis: uma tragédia anunciada?

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A dupla condição de trabalhador e estudante do ensino noturno nas escolas públicas da região central de Florianópolis: uma tragédia anunciada?

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Title: A dupla condição de trabalhador e estudante do ensino noturno nas escolas públicas da região central de Florianópolis: uma tragédia anunciada?
Author: Silva, Fabiano Padilha da
Abstract: O presente trabalho analisa a condição dos estudantes do Ensino Médio noturno da rede pública estadual da região central de Florianópolis que trabalham durante o dia e estudam a noite, formando um grupo que definimos como trabalhadores-estudantes. Desde o seu advento até os dias atuais, o ensino noturno sempre teve como destinação a classe trabalhadora e sua trajetória é notoriamente marcada por improvisações, precariedades e limitações (estruturais e pedagógicas), o que produz marcas e interferências sobre as trajetórias escolares desses jovens. Observamos que essa dupla condição de trabalhadores-estudantes influencia os projetos profissionais e de vida desses jovens, ao mesmo tempo em que compromete seus estudos, contribuindo para a evasão escolar do turno noturno das escolas públicas estaduais da região central de Florianópolis e, em alguns casos promove em conjunto, a migração destes sujeitos para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa diagnóstica e descritiva, que se vale de questionários, entrevistas e análise de documentos. Concluímos que a escola está subsumida à lógica da acumulação privada do capital e o ensino noturno é a expressão mais aguda e sintomática deste fenômeno.Abstract : The present study analyzes the condition of the high school students of the state public network of the central region of Florianópolis, who work during the day and study at night, forming a group that we define as student-workers. From its advent to the present day, night teaching has always been destined to the working class and its trajectory is markedly marked by improvisations, precariousness and limitations (structural and pedagogical), which produces marks and interferences on the school trajectories of these young people. We observe that this double condition of worker-students influences the professional and life projects of these young people, at the same time as it compromises their studies, contributing to the school drop-out of the night shift of the state public schools of the central region of Florianópolis and in some cases jointly promotes the migration of these subjects to the Youth and Adult Education (EJA) modality. This is a diagnostic and descriptive research, which uses questionnaires, interviews and document analysis. We conclude that the school is subsumed to the logic of the private accumulation of capital and the nocturnal teaching is the most acute and symptomatic expression of this phenomenon.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205251
Date: 2018


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