Cultura organizacional e capacidade de inovação com foco em propriedade intelectual: estudo de caso de distribuidora de energia elétrica do sul do Brasil

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Cultura organizacional e capacidade de inovação com foco em propriedade intelectual: estudo de caso de distribuidora de energia elétrica do sul do Brasil

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Título: Cultura organizacional e capacidade de inovação com foco em propriedade intelectual: estudo de caso de distribuidora de energia elétrica do sul do Brasil
Autor: Borba, Caroline Camargo
Resumo: No setor elétrico brasileiro, a principal estrutura associada à inovação é o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Apesar da obrigatoriedade de investimentos no programa, isso não garante completamente os resultados, pois a empresa precisa alinhar os projetos com seu planejamento estratégico, bem como propiciar um ambiente inovador. Os ambientes inovadores, segundo a literatura, são promovidos por uma cultura e líderes inovadores. Dessa forma, esta pesquisa se propôs a estudar a influência da cultura organizacional na geração da inovação na segunda maior distribuidora de energia elétrica do Sul do Brasil. O objetivo geral foi observar a influência da cultura organizacional na geração da inovação em empresa do setor elétrico. Como base do estudo, foi produzido um construto teórico, indicando elementos, fatores e indicadores de uma cultura inovadora. Foram considerados como elementos: o ambiente externo, tendo como fator a interação com os stakeholders; os processos, sendo fatores os processos em gestão da inovação, a missão, estratégia, visão, satisfação e, como último elemento, os recursos, com seus fatores financeiros e humanos. A cultura e a liderança foram apresentadas como influenciadoras de todos os elementos. A partir disso, foi aplicado questionário, entrevista e feito levantamento em base de dados de patentes. A empresa estudada possui cerca de 3 milhões de consumidores. A Celesc Distribuição S.A. tem em seu histórico, desde parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina para a criação do curso de engenharia elétrica, até a parceria com a Fundação CERTI, culminando no primeiro corredor elétrico da região sul, composto de eletropostos para abastecimento gratuito de veículos elétricos. Apesar disso, a empresa não possui uma área formal exclusiva para inovação, tampouco a medição dos resultados com P&D. Ainda não há exploração de patentes, apesar de possuir 21 pedidos no INPI. Com relação à estrutura, há um comitê de inovação, que ainda está tendo sua metodologia implantada, mas há também um escritório de projetos e uma divisão exclusiva para o programa de P&D e de Eficiência Energética. Em suma, a empresa estudada possui todas as condições favoráveis à inovação, faltando apenas a colocação em prática dos mecanismos já existentes, além de se utilizar de indicadores exclusivos de inovação.Abstract : In the Brazilian electricity sector, the main structure associated with innovation is the Research and Development (R & D) Program of the National Electric Energy Agency (ANEEL). Despite the obligatory investment in the program, this does not fully guarantee the results, since the company must align the projects with its strategic planning, as well as provide an innovative environment. Innovative environments, according to the literature, are promoted by a culture and innovative leaders. Thus, this research aims to study the influence of organizational culture on the generation of innovation in the largest electricity distributor in the South of Brazil. The general objective was to observe the influence of the organizational culture in the generation of innovation in companies of the electric sector. As a basis for the study, a theoretical construct was produced, showing elements, factors and indicators of an innovative culture. The following elements were considered: the external environment, based on interaction with stakeholders; processes, being the processes in management of innovation, mission, strategy, vision, satisfaction and, as a last element, resources, with their financial and human factors. Culture and leadership were presented as influencers of all elements. From this, a questionnaire, interview and a survey of the patent database were applied. The company under analysis is the second largest distributor of electricity in the southern region of Brazil, with about 3 million consumers. Celesc Distribuição SA has in its history, since its partnership with the Federal University of Santa Catarina for the creation of the electrical engineering course, to partnership with the CERTI Foundation, culminating in the first electric corridor of the South region, composed of eletrophies for free supply of electric vehicles. Despite this, the company does not have a formal area exclusively for innovation, nor does it have the measurement of results with R & D. There is still no patent exploitation, despite having 21 applications at INPI. Regarding the structure, there is an innovation committee, which is still having its methodology implemented, but there is also a project office and an exclusive division for the R & D and Energy Efficiency program. In brief, the company has all the conditions favorable to innovation, lacking only the implementation of existing mechanisms, in addition to using unique indicators of innovation.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205164
Data: 2018


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