Title: | "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira |
Author: | Silva, Priscila Limas da |
Abstract: |
O crescimento do número de evangélicos no Brasil resultou na inserção destes em vários setores da sociedade, destacando-se na mídia, através das rádios e TVs evangélicas, dos artistas, apresentadores, jogadores de futebol evangélicos; assim como na política, com o surgimento da bancada política evangélica. Dentre as muitas coisas a surgir no Brasil em versão evangélica ou gospel, destaca-se a música gospel. Os evangélicos têm uma forma peculiar de lidar com a cultura brasileira, e, muitos são os elementos da cultura brasileira que, ao longo dos anos, foram demonizados. No âmbito da música, muitos instrumentos e gêneros musicais são considerados profanos ou demoníacos. Por isso, o surgimento de música cristã evangélica em gêneros musicais brasileiros, como o samba, por exemplo, gerou resistência, boicote e censura por parte de alguns setores evangélicos. Para investigar como acontecem no meio evangélico os processos de incorporação de gêneros musicais brasileiros na música evangélica brasileira, assim como, quais são os discursos que suscitaram resistências ou transigências à música brasileira, nesta pesquisa, consideramos a carreira musical de dois músicos evangélicos que trabalham com gêneros musicais brasileiros, os cantores João Alexandre e Waguinho. A partir de material encontrado na internet, analisamos letras de suas músicas, assim como suas falas em: entrevistas, vídeos de apresentações musicais, matérias de sites especializados na música gospel. A partir desta pesquisa percebemos que a legitimação destes gêneros musicais se deu de duas maneiras diferentes, pautados por duas teologias distintas. No âmbito de teologia reformada o conceito de Graça Comum opera como legitimador, enquanto no âmbito de teologia pentecostal, conceitos da teologia da Batalha Espiritual permitem a incorporação de gêneros musicais brasileiros na música evangélica. Abstract : The growth of the number of evangelical people in Brazil resulted in their insertion in many sectors of society, standing out in the media, through the radios and evangelical TVs, artists, presenters, evangelical football players; as in politics, with the emergence of the evangelical political party. Among the many things to appear in the evangelical fild in Brazil, the highlight is the gospel music. The evangelical people have a special form to deal with the brazilian culture, and, many are the elements of brazilian culture that, over the years, have been demonized. In the scope of music, many instruments and musical genres are considered profane or demonic. So, the emergence of evangelical Christian music in brazilian musical genres, like samba, developed resistance, boycott and censorship by some envagelical sectors. To investigate how the processes of incoporation of brazilian musical genres in brazilians evangelical music take place in the evangelical environment, as, which are the speeches that have provoked resistance or compromise to the brazilian music, in this research, we consider the musical career of two evangelical musicians that work with brazilian musical genres: the singers João Alexandre and Waguinho. From the material found in the internet, we analyzing song lyrics and also interviews, videos of musical presentations, article on sites specializing in gospel music. From this search we notice that the legitimation of these brazilian musical genres came from distinct theologies. In the scope of reformed theology the concept of Common Grace operates as a legitimator, while the scope of Pentecostal theology, concepts of Spiritual Battle Theology allow the incorporation of the brazilian musical genres into evangelical music. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205013 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1383-D.pdf | 1.961Mb |
View/ |