Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930)

DSpace Repository

A- A A+

Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930)

Show full item record

Title: Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930)
Author: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Abstract: Este texto objetiva compreender de que forma o método intuitivo foi apropriado, por diferentes estados brasileiros para o ensino de Aritmética. Tal compreensão cria algumas possibilidades de conexão de elementos das histórias da educação matemática do curso primário entre as unidades estaduais. Para isso, a posição ocupada inicialmente é a de observador – tentando acompanhar as similitudes e as particularidades de cada espaço. Como resultado, a pesquisa revela que com os reempregos atribuídos ao ensino de Aritmética, a partir da pedagogia intuitiva, contar e calcular deixaram de serem tópicos de conteúdos ancorados em regras fechadas e abstratas e transformaram-se em conhecimentos observados, palpável, vividos e adquiridos pelas experiências dos sentidos.
Description: Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1438
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204977
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
APROPRIAÇÕES DO ... ARITMÉTICA EM ESCOLAS.pdf 639.2Kb PDF View/Open Artigo revista Interfaces Científicas

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar