Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)

DSpace Repository

A- A A+

Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)

Show full item record

Title: Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
Author: França, Denise Medina de Almeida
Abstract: Este trabalho buscou indícios para caracterizar os saberes matemáticos necessários ao professor posto nos programas do Curso de Formação dos Professores para o Ensino Normal (CFPEN) no período de 1966 a 1971, encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB). Utilizamos como fonte uma literatura cinzenta[i] escolar, um instrumento eficaz para os estudos da História da Educação Matemática. Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como de natureza histórica, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos nos programas estavam em consonância com as mudanças dos saberes elementares matemáticos, ocasionadas pela vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Além disso, o curso foi essencialmente marcado pelo dilema entre formação propedêutica (representado pela oferta de conteúdos de cultura matemática) e formação profissional.
Description: Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2483
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204960
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Saber profissio ... do CFPEN (1966 a 1971).pdf 441.7Kb PDF View/Open Artigo revista Cocar

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar