Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
Show full item record
Title:
|
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
Author:
|
Leme da Silva, Maria Célia
|
Abstract:
|
O presente artigo tem como objetivo discutir a complexidade do processo de objetivação de saberes escolares, em especial, os saberes propostos para o ensino de geometria e desenho nos primeiros anos de escolarização. Para tanto, retomam-se estudos desenvolvidos desde 2010 no âmbito do GHEMAT no intuito de produzir uma narrativa histórica sobre as relações entre o ensino de geometria e de desenho, desde o Império brasileiro até a década de 1920. Discute-se finalmente, o papel dos sujeitos na transformação dos saberes geométricos, em particular, a figura de Heitor Lyra da Silva e a sua proposta modernizadora para o ensino de geometria, que desvincula a articulação entre geometria e desenho, inserindo o estudo simultâneo entre plano e espaço. |
Description:
|
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891
|
Date:
|
2019-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar