Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho

DSpace Repository

A- A A+

Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho

Show full item record

Title: Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
Author: Leme da Silva, Maria Célia
Abstract: O presente artigo tem como objetivo discutir a complexidade do processo de objetivação de saberes escolares, em especial, os saberes propostos para o ensino de geometria e desenho nos primeiros anos de escolarização. Para tanto, retomam-se estudos desenvolvidos desde 2010 no âmbito do GHEMAT no intuito de produzir uma narrativa histórica sobre as relações entre o ensino de geometria e de desenho, desde o Império brasileiro até a década de 1920. Discute-se finalmente, o papel dos sujeitos na transformação dos saberes geométricos, em particular, a figura de Heitor Lyra da Silva e a sua proposta modernizadora para o ensino de geometria, que desvincula a articulação entre geometria e desenho, inserindo o estudo simultâneo entre plano e espaço.
Description: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891
Date: 2019-05


Files in this item

Files Size Format View Description
Processos de Ob ... eres o Papel do Expert.pdf 491.8Kb PDF View/Open Artigo revista Acta Scientiae
Knowledge Objec ... cesses The Role of the.pdf 478.6Kb PDF View/Open Artigo revista Acta Scientiae

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar