Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)

DSpace Repository

A- A A+

Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)

Show full item record

Title: Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual Metodologia da Matemática (1964)
Author: Gregorio, Janine Marques da Costa; Costa, David Antonio da
Abstract: Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade.
Description: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204784
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Matemática para ensinar.pdf 2.893Mb PDF View/Open Artigo revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar