O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani

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O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani

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Title: O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani
Author: Gonçalves, Leonardo da Silva
Abstract: Neste trabalho busco iniciar a discussão sobre o ensinamento da arte do xondaro e a sua importância para o povo Guarani. O xondaro também é um ritual de iniciação e transição da fase de adolescência para a vida adulta. O xondaro está muito presente no dia a dia de cada indivíduo guarani, nele são ensinados três aspectos fundamentais, que na minha concepção singular, classifico através de movimentos corporais, comportamentais e espirituais. A partir desses três aspectos que incorporam outros temas também, não menos importantes, tento trazer informações da memória como, por exemplo, o que é xondaro? Para que serve o xondaro? Como se pratica o xondaro? As crianças, por exemplo, desde que nascem vão se familiarizando com o som e a melodia, e assim sucessivamente ao crescer vão integrando o universo xondaro. E aqui abrindo um leque da tradição guarani, também de acordo da minha vivência, posso afirmar que a casa de reza (Opy) é o centro de aprendizagem Guarani. As famílias, as casas, as aldeias pertencem a esse imenso universo e neste caso o Xondaro seria extensão da casa de reza. Comparado com ensino acadêmico vigente no país, me arrisco a dizer que o Xondaro também pode ser sinônimo de atividade de campo, prática e pesquisa para o povo Guarani.Kova’e xerembiapo py ma anhepynru xeayu xondaro reguare ha’egui mba’erã pa jareko nhandevy Guarani kuery pe. Xondaro ma ombo’e avi tujakue reko py inhe´enguxu hapy ha’egui kunhã gue oguapyapy. Xondaro ma panve jaiporu opamba’epy jaiko arupi, há’evy ma mboapy henda rupi nhombo’e, xee aenxa’ã arupi ta’u, há’evy ma xee aexaarami ramomã ojerojya, na’inhante’yin-a há’egui opy’i re oikoa vi. Kova’e mboapy regua gui ma oguerovy avi omboae regua nhandereko avi, imporã va’e meme avi, apy ma xee aru xeanka guiae xema’endu’a nha’ã, mba’e va’e pa xondaro? Mba’erã tu xondaro? Mba’ere tu nhanhembo’e xondaro? Kyringue’i rei nha’ã, oiko’i guive xondaro oendu ovy, oexa ovy mba’epu’i, há’evy ma tuja ovy xondaro rupiae. Há’evy ma apy xeayu’i tavi nhande reko reguare avi, xee aenxa’ã arami ramomã tuja kueve’igui aendu va’e kue gui ramomã, opy’i mã nhanhembo’e hetea opamba’e imporã va’e. omenda’iva’e kuery, oo kuery, tekoa ikuai va’e maguive mã xondaro oiporu meme’in há’egui xondaro mã opy’i gui aevi ma onhembo’e. Jaikuaa potá ramomã koo jurua kuery onhembo’e arami aevi mã jareko xonado, xee akua arami ramomã xondaro py nhanhembo’e avi tembiapo mba’emo jaekaa, jajapoa há’egui jaikuaa potaa nhande kuery reko rupi vy.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204683
Date: 2020-02-13


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