dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bueno, Lucas de Melo Reis |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Leonardo da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-05T17:31:41Z |
|
dc.date.available |
2020-03-05T17:31:41Z |
|
dc.date.issued |
2020-02-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204683 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho busco iniciar a discussão sobre o ensinamento da arte do xondaro e a sua importância para o povo Guarani. O xondaro
também é um ritual de iniciação e transição da fase de adolescência para a vida adulta. O xondaro está muito presente no dia a dia
de cada indivíduo guarani, nele são ensinados três aspectos fundamentais, que na minha concepção singular, classifico através de
movimentos corporais, comportamentais e espirituais. A partir desses três aspectos que incorporam outros temas também, não menos
importantes, tento trazer informações da memória como, por exemplo, o que é xondaro? Para que serve o xondaro? Como se pratica o
xondaro? As crianças, por exemplo, desde que nascem vão se familiarizando com o som e a melodia, e assim sucessivamente ao crescer
vão integrando o universo xondaro. E aqui abrindo um leque da tradição guarani, também de acordo da minha vivência, posso afirmar
que a casa de reza (Opy) é o centro de aprendizagem Guarani. As famílias, as casas, as aldeias pertencem a esse imenso universo e
neste caso o Xondaro seria extensão da casa de reza. Comparado com ensino acadêmico vigente no país, me arrisco a dizer que o
Xondaro também pode ser sinônimo de atividade de campo, prática e pesquisa para o povo Guarani. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Kova’e xerembiapo py ma anhepynru xeayu xondaro reguare ha’egui mba’erã pa jareko nhandevy Guarani kuery pe. Xondaro ma ombo’e avi
tujakue reko py inhe´enguxu hapy ha’egui kunhã gue oguapyapy. Xondaro ma panve jaiporu opamba’epy jaiko arupi, há’evy ma mboapy
henda rupi nhombo’e, xee aenxa’ã arupi ta’u, há’evy ma xee aexaarami ramomã ojerojya, na’inhante’yin-a há’egui opy’i re oikoa vi.
Kova’e mboapy regua gui ma oguerovy avi omboae regua nhandereko avi, imporã va’e meme avi, apy ma xee aru xeanka guiae xema’endu’a
nha’ã, mba’e va’e pa xondaro? Mba’erã tu xondaro? Mba’ere tu nhanhembo’e xondaro? Kyringue’i rei nha’ã, oiko’i guive xondaro oendu
ovy, oexa ovy mba’epu’i, há’evy ma tuja ovy xondaro rupiae. Há’evy ma apy xeayu’i tavi nhande reko reguare avi, xee aenxa’ã arami
ramomã tuja kueve’igui aendu va’e kue gui ramomã, opy’i mã nhanhembo’e hetea opamba’e imporã va’e. omenda’iva’e kuery, oo kuery,
tekoa ikuai va’e maguive mã xondaro oiporu meme’in há’egui xondaro mã opy’i gui aevi ma onhembo’e. Jaikuaa potá ramomã koo jurua
kuery onhembo’e arami aevi mã jareko xonado, xee akua arami ramomã xondaro py nhanhembo’e avi tembiapo mba’emo jaekaa, jajapoa
há’egui jaikuaa potaa nhande kuery reko rupi vy. |
pt_BR |
dc.format.extent |
36 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Xondaro |
pt_BR |
dc.subject |
Opy |
pt_BR |
dc.subject |
Aspectos Corporais |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamental |
pt_BR |
dc.subject |
Espiritual |
pt_BR |
dc.title |
O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Assumpção, Jéssica Lícia da |
|