Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formnação de professores

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formnação de professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Buratto, Ivone Catarina Freitas
dc.date.accessioned 2019-12-18T13:19:25Z
dc.date.available 2019-12-18T13:19:25Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203135
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa está relacionado à formação inicial de professores de matemática considerando o ensino de geometria. Apresentamos algumas pesquisas realizadas sobre o assunto que nos permitiram verificar a existência de problemas de ensino-aprendizagem, tanto de conhecimento sobre a geometria, bem como as especificidades em relação ao seu ensino, dando-nos suporte para elaborarmos a questão de nossa pesquisa. Assim, nossa proposta de alternativa metodológica para o ensino-aprendizagem da geometria apresenta sua abordagem fundamentada nos estudos de Raymond Duval sobre registros de representação semiótica e o processo das apreensões em geometria. A partir das análises de um instrumento aplicado junto aos licenciandos do 5º semestre do curso de Licenciatura Plena de Matemática, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, propusemos um conjunto de situações de aprendizagem visando o ensino e a aprendizagem de conceitos de geometria, tais como o cálculo de figuras geométricas planas, que podem ser tanto utilizadas na formação inicial de licenciandos em matemática, bem como ferramenta metodológica para o uso em suas práticas pedagógicas. Dessa forma, objetivamos auxiliar com a formação docente inicial, particularmente, no que diz respeito à prática pedagógica, abrangendo especificamente os licenciandos do curso de licenciatura em matemática, em torno dos conteúdos de geometria, com ênfase no cálculo de áreas de figuras geométricas planas. Acreditamos ser pertinente a reflexão do tema e o desenvolvimento de atividades que explorem a coordenação das linguagens associadas à exploração heurística das figuras. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Formação Inicial de Professores pt_BR
dc.subject Alternativa Metodológica pt_BR
dc.subject Cálculo de Áreas de Figuras Geométricas Planas pt_BR
dc.subject Registros de Representação Semiótica pt_BR
dc.title Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formnação de professores pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
IVONE CATARINA FREITAS BURATTO.pdf 4.878Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar