Uma história da educação financeira na escola por meio de uma análise em livros didáticos
Show full item record
Title:
|
Uma história da educação financeira na escola por meio de uma análise em livros didáticos |
Author:
|
Souza, Jéssica Ignácio de; Flores, Cláudia Regina
|
Abstract:
|
Com a disseminação de documentos oficiais enfatizando a importância da matemática financeira na
educação escolar, considera-se emergente a problematização das relações existentes e possíveis no
seu irrompimento, a fim de historicizar a constituição desse saber. Objetiva-se, em um projeto de
tese em andamento, analisar um conjunto de práticas sócio-culturais que possibilitaram a emergência
da educação financeira no currículo da matemática escolar. Entretanto, apresenta-se neste artigo, uma
análise em livros didáticos a fim de evidenciar as positividades deste conteúdo em outros momentos
da história. O modo como se alinha a elaboração desta história é com as ferramentas teóricometodológicas
segundo
Michel
Foucault.
A
análise
dos
livros
didáticos
mostra
que
estes
são
lugares
de inscrição de um tipo de educação financeira, em meados da década de 50 e 60, com abordagens
diferenciadas para os anos iniciais e a formação de professores. Feito isto, e tomando-se os livros
didáticos como lugar de inscrição de discursos educacionais, percebe-se a permanência de um
conteúdo que atualmente apresenta-se de outro modo, com ênfase no consumo consciente, no sentido
de educar para as tomadas de decisões financeiras. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202585
|
Date:
|
2018 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar