Uma sequência de conteúdos em mecânica para melhorar a aprendizagem no ensino médio

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Title: Uma sequência de conteúdos em mecânica para melhorar a aprendizagem no ensino médio
Author: Stolf, Michael Romano
Abstract: Muito se tem estudado para encontrar uma melhor forma de se ensinar e aprender Física. Estudos envolvendo o desenvolvimento cognitivo, os modelos conceituais e as abordagens alternativas têm tentado justificar o baixo desempenho dos estudantes e propõem novas concepções para aprimorar o aprendizado. Por diversos fatores, que não são objeto deste trabalho, a Ma-temática tornou-se uma das disciplinas que dificultam a aprendizagem de Física, quer seja pela falta de domínio dos conteúdos matemáticos em si por parte do estudante, quer seja pela dificuldade de expressar matematicamente os conceitos físicos ou ainda pela falta de sincronização entre as sequências didáticas de Física e Matemática. Para minimizar a influência dos pressupostos matemáticos e da falta de sincronização Física-Matemática nos conteúdos iniciais da Física, este trabalho propõe uma inversão de conteúdos da mecânica tradicional, na disciplina de Física na Primeira Série do Ensino Médio e uma simplificação na forma de apresentá-lo - analisando se a sequência didática pode influenciar a aprendizagem dos conteúdos de Física na referida Série.Serão analisados os currículos de Física e Matemática da primeira Série do ensino Médio, com o objetivo de verificar quais conteúdos de Matemática a Física utiliza no decorrer da referida série, e se estes conteúdos são ministrados pela Matemática, antes de serem utilizados como ferramentas pela Física, na descrição dos fenômenos físicos. A tentativa de se propor uma abordagem diferente (inversão de conteúdos) que possa simplificar a apresentação do conteúdo e sua assimilação pelos educandos justifica este trabalho, e está embasada na dificuldade relatada pelos alunos para a aprendizagem do conteúdo de física, e comprovada pelas baixas notas obtidas por boa parte destes nas avaliações do conteúdo mencionado. Para avaliar se a inversão na sequência de conteúdos tem o efeito esperado, sequências diferentes serão comparadas com indicadores de notas de turmas de mesmo nível de escolaridade que terão a Mecânica ministrada na forma tradicional e na nova sequência proposta pelo mesmo professor, o autor dessa dissertação. A inversão de conteúdos foi realizada nas turmas de primeira série do período noturno do Colégio Catarinense, enquanto que a se-quência tradicional foi aplicada nas turmas de primeira série do período vespertino da mesma instituição. Importante ressaltar que tanto os alunos do período noturno, quanto os alunos do período vespertino são alunos que fizeram o ensino fundamental em escolas públicas da Grande Florianópolis, e são alunos bolsistas do ensino médio do Colégio Catarinense.Abstract : Much has been studied in order to find a better way to teach and learn Physics. Studies involving cognitive development, conceptual models, and alternative approaches have attempted to justify students' poor performances and propose new conceptions to improve learning.Due to several factors, which are not the object of this work, Mathematics has become one of the disciplines that hinder Physics learning, either due to the lack of mastery of the mathematical contents by the student, or because of the difficulty of expressing mathematically the Physics concepts or even because of the lack of synchronization of Physics and Maths teaching sequences. In order to minimize the influence of mathematical assumptions and the lack of Physcs-Maths synchronization in the initial contents of Physics, this work proposes an inversion of the contents of traditional Mechanics in the discipline of Physics in the first year of High School and a simplification in the way of presenting it - analyzing whether the didactic sequence can help improving learning of the contents of Physics in the mentioned year. The curriculum of Physics and Mathematics of the first High School level will be analyzed, with the purpose of verifying which contents of Mathematics, Physics uses during these levels, and if these contents are taught by Mathematics, before being used as tools by Physics in the description of physical phenomena.The attempt to propose a different approach (content inversion) that can simplify the presentation of the content and its assimilation by the students justifies this work, based on the difficulty reported by the students to the learning of the content of physics, and proved by the low grades obtained by these students in the evaluations of the content mentioned. To verify if the inversion in the sequence of contents will have the expected effect, different sequences will be compared with indicators of grades of classes of the same level, that will have the Mechanics taught in the traditional form, and in the new proposed sequence. The content inversion was carried out in the High School first level of the Colégio Catarinense with the students of de night period, while the traditional sequence was applied in the first grade classes of the afternoon period of the same institution. It is important to note that both night students and afternoon students are students who have completed elementary school in public schools in Florianópolis, and are high school scholarship students at Colégio Catarinense.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198919
Date: 2018


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