Title: | Os agrupamentos multietários na educação infantil : reflexões a partir de documentos oficiais e da produção científica (2006-2016) |
Author: | João, Samara Maria |
Abstract: |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a produção científica e os documentos oficiais da educação infantil que abordam os agrupamentos multietários, as relações entre crianças de diferentes idades e as questões que possam ser tomadas como basilares para ação docente nestes referidos grupos. Para tanto centramos as análises nos estudos levantados no portal do Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação - BTDT e nos trabalhos do Grupo de Trabalho 7 Educação de Crianças de 0 a 6 Anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2006-2016, e nos documentos oficiais da Educação Infantil do Ministério da Educação: Os Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças (2009); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1999, 2009); Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009); e a Base Nacional Curricular Comum (2017). Como metodologia de pesquisa foi utilizada a Análise de Conteúdo através das contribuições de Bardin (1979) e Vala (1999). O referencial teórico deste estudo abrangeu os Estudos da Criança no diálogo da Pedagogia da Infância com a Sociologia da Infância, Filosofia da Infância e a Psicologia Histórica Cultural para aprofundar os saberes teórico-práticos que balizam os projetos educativos para a atuação nesses grupos. Foram centrais nesta pesquisa a concepção da criança como sujeitos de direitos, a infância como fase afirmativa, as culturas infantis e a reprodução interpretativa como modo de socialização das crianças, principalmente nos contributos teóricos de Sarmento (2004, 2005, 2008) e Corsaro (2009, 2011). A partir das análises dos estudos inventariados e dos documentos referidos, conclui-se que as relações educativo-pedagógicas travadas nessa configuração de grupos diversos, tendo uma ação docente intencional, é um caminho possível para perspectivar uma educação infantil que respeite a criança na sua heterogeneidade, alteridade, na sua forma de agir, estar, compreender e ressignificar o mundo na relação com os seus pares, enriquecida por encontros plurais. Abstract : This work aimed to investigate the scientific productions made and the documents of the child education`s area about multiage groupings, the relationship between of different ages and the issues to be makes based on the teaching action in those groups. For we to focus the reviews on the studies carried out on Coordination Database for Top-Level Staff Development- (CAPES), on Brazilian Digital Theses and Dissertation Library (BTDT) and on the works of Group Work 7 Children`s Education from 0 to 6 years of National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED), in the period of 2006-2016 and in the documents of Children Education of the Ministry of Education`s area: The criteria for child Care that respects Children`s Fundamental Rights (2009); National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (1999, 2009); Indicators of Quality in Early Childhood Education (2009); and the National Curricular Common Base (2017). As research methodology was used the Content Analysis through contributions of Bardin (1979) e Vala (1999). The Theoretical Referential of this study covered the Kid`s Studies dialogue of Childhood Pedagogy with the Childhood` Sociology, Childhood Philosophy and the Cultural Historical Psychology to deepen the theoretical-practical knowledge that guide the educational projects to work in these groups. The focus of this research was the conception of the child as subjects of rights, childhood as an affirmative phase, children's cultures and interpretive reproduction as a way of socializing children, especially in the theoretical contributions of Sarmento (2004, 2005, 2008) and Corsaro (2009, 2011). Based on the analysis of the inventoried studies and the mentioned documents, it is concluded that the educational-pedagogical relations that are framed in this configuration of diverse groups, having one and the intentional educational action, is a possible way to approach a child education that respects the child in its heterogeneity, alterity, in its way of acting, being, understanding and re-signification the world in the relationship with its peers, enriched by plural encounters. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198891 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1364-D.pdf | 2.215Mb |
View/ |