Brincando com histórias: um estudo sobre Vivian Gussin Paley e seu "Menino helicóptero"

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Brincando com histórias: um estudo sobre Vivian Gussin Paley e seu "Menino helicóptero"

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Title: Brincando com histórias: um estudo sobre Vivian Gussin Paley e seu "Menino helicóptero"
Author: Souza, Roberta Consiglio de
Abstract: A pesquisa tem como tema o livro The boy who would be a helicopter ( 1991), da educadora estadunidense Vivian Gussin Paley, cujo foco é a importância das histórias, da imaginação e das brincadeiras de faz-de-conta na vida das crianças, particularmente em contextos de Educação Infantil. O objetivo do trabalho é sugerir contribuições para a prática docente de professores que atuam em instituições de Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como inspirações metodológicas para quem trabalha com crianças de forma mais geral. Considerando as características singulares do livro, buscou-se identificar possíveis referências teóricas implícitas no trabalho da autora, tais como algumas ideias sobre educação na obra dos filósofos Sócrates e John Dewey. Uma vez que o livro da autora, embora muito respeitado e citado em outros contextos, é pouco conhecido no Brasil, buscou-se aproximá-lo da discussão pedagógica em nosso país, estabelecendo um diálogo entre ele e os textos de algumas autoras brasileiras que compartilham de preocupações semelhantes, como Freire, Kishimoto e Warschauer. Foi realizada uma análise de conteúdo apoiada nos procedimentos metodológicos de Bardin (2011), a partir de duas categorias: observação e registro , e brincadeira narrativa . O trabalho inclui ainda extensas traduções da obra original em inglês, realizadas no contexto da pesquisa. Como conclusão, o estudo reforça, a partir da inspiração de Vivian Paley, o quanto a criação autoral de histórias e a brincadeira de faz-de-conta podem fundamentar aprendizagens significativas, tanto para crianças, quanto para adultos que convivem com elas ou que estudam a infância.Abstract : The research has as its theme the book The boy who would be a helicopter (1991), by the American teacher Vivian Gussin Paley, whose focus is the importance of stories, imagination and make-believe play in children s lives, especially in the context of Early Childhood Education. The purpose of this work is to suggest contributions to the practice of teachers that work in institutions of kindergarten, or in the early years of Elementary School, as well as methodological inspirations for those who work with children generally. Considering the singular characteristics of the book, it was sought to identify possible theoretical references implicit in the work of Vivian Paley, such as some ideas about education in the work of the philosophers Socrates and John Dewey. Since the author's book, although much respected and quoted in other contexts, is not very known in Brazil, we sought to bring it closer to the pedagogical discussion in our country, establishing a dialogue between it and the texts of some Brazilian authors who share similar concerns, like Freire, Kishimoto e Warschauer. A content analysis based on the methodological procedures proposed by Bardin (2011) was carried out, based on two categories: \"observation and register\", and \"narrative play\". The essay also includes extensive translations of the original work in English, realized in the context of the research. As a conclusion, the study reinforces, based on the inspiration of Vivian Paley, how authoring stories and make believe play can provide meaningful learning for children, and for adults who work with children or study childhood.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198869
Date: 2018


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