Title: | Contribuições da escola itinerante caminhos do saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da pedagogia soviética |
Author: | Boemer, Júlia |
Abstract: |
Esta dissertação tem por objetivo analisar as potencialidades de auto-organização no processo formativo das crianças estudantes da Escola Itinerante Caminhos do Saber do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, considerando os elementos da organização da prática pedagógica que contribuem para esse desenvolvimento. A escola localiza-se no acampamento Maila Sabrina, no estado do Paraná e fundamenta-se nos princípios teórico-práticos da Pedagogia Soviética. Com base no materialismo histórico-dialético, selecionamos como categoria de análise a auto-organização, por compreendermos que esta é a uma das bases do processo pedagógico emancipatório. Como procedimentos metodológicos, realizamos: estudo bibliográfico e de documentos orientadores da escola; entrevistas semi-estruturadas com crianças e outros estudantes, professoras e coordenação pedagógica; participação nos Núcleos Setoriais (espaço destinado ao desenvolvimento da auto-organização estudantil), na Reunião da Comissão Executiva (espaço em que os estudantes, juntamente com a equipe pedagógica avaliam e encaminham atividades cotidianas da escola) e na Reunião de Formação dos/as Professores/as; acompanhamento de duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º e 5º ano). Em nossas análises, concluímos que as crianças e os demais estudantes ainda não se auto-organizam, mas aprendem e desenvolvem habilidades, comportamentos, valores e hábitos de organização, fundamentados em princípios socialistas. Sobretudo, evidenciamos a prática dos Núcleos Setoriais como um ensaio coletivo da auto-organização que a escola almeja alcançar, percebendo-o como um espaço potencializador para o desenvolvimento dessa prática. Abstract : This thesis aims to analyze self-organization potentials in the formative process of children students from the Itinerante Caminhos do Saber School, part of Movement of Landless Rural Workers- MST, considering the elements of pedagogical practice s organization that contributes to its development. The school is located at Maila Sabrina camping, in the State of Paraná, and is substantiated in the theorical-practical principles of the Soviet Pedagogy. Based on the historical-dialectical materialism, as analysis category, we selected the self-organization one, once we comprehend this is the basis of the emancipatory pedagogical process. As methodological procedures, we conducted: bibliographical study and school guidance documents; semi-structured interviews with children and other students, as well as with teachers and pedagogical coordinators; participation at Sectorial Nuclei (place meant to the development of student self-organization) in the Meeting of the Executive Committee (place where the students, along with the pedagogical team, evaluate and route daily school activities) and in the Teacher Training Meeting; attendance of two classrooms in the Early Years of Elementary Education (2nd e 5th grades). In our analysis, we concluded some children and students still do not self-organize themselves, but they learn and develop abilities, behaviors, values and organizing habits, based on socialist principles. Above all, we evidenced the Sectorial Nuclei practices as a self-organization collective essay the school longs for achieving, realizing it as a potential place for the development of this practice. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198671 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1374-D.pdf | 1.850Mb |
View/ |