Empreendedorismo na escola: uma análise crítica do curso "Jovens Empreendedores Primeiros Passos"

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Empreendedorismo na escola: uma análise crítica do curso "Jovens Empreendedores Primeiros Passos"

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Title: Empreendedorismo na escola: uma análise crítica do curso "Jovens Empreendedores Primeiros Passos"
Author: Cruz, Mirian Carla
Abstract: A presente pesquisa dissertativa, realizada por meio de uma análise teórica e empírica, tem como objetivo principal analisar os desdobramentos do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na educação de estudantes do primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas do município de Fraiburgo/SC. Esse curso faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e tem como base educar para o empreendedorismo. O referido curso foi aderido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) inicialmente como projeto-piloto a partir de 2014 em uma escola; no ano seguinte, além dessa, mais dez escolas do município entraram no programa. Desse modo, o objeto de estudo desta pesquisa é uma análise reflexiva acerca do curso JEPP e sua implementação em tais estabelecimentos escolares. O instrumento metodológico utilizado para compreender o campo empírico se fez por meio de um estudo documental minucioso dos livros didáticos disponibilizados pelo Sebrae aos estudantes para a formação que acontece nos nove anos de curso do Ensino Fundamental. Para tanto, o método que orientou a investigação é o materialismo histórico-dialético e o da perspectiva teórica-metodológica da ontologia crítica, substanciais para a compreensão dos fenômenos sociais em sua gênese. Para aprofundarmos nossas análises, organizamos esta dissertação em três capítulos: o primeiro sobre os aspectos onto-metodológicos e a contextualização do objeto de pesquisa; o segundo trata das relações do trabalho e da formação dos trabalhadores; e o último realiza uma análise crítica referente ao ensino para o empreendedorismo e as possíveis implicações da educação empreendedora. Por fim, concluímos, porém, sem esgotar as discussões da temática, que, na aparência, a educação empreendedora na especificidade do curso JEPP, com a proposta de abrir uma empresa por meio do Plano de Negócios, oculta os seus reais objetivos e sentidos, pois não é somente essa a intenção do curso. Isso pois, com sua metodologia de ensino, busca principalmente desenvolver nos sujeitos comportamentos predeterminados que lhes orientem como devem agir na sociedade e em todos os aspectos da vida que os tornam um ser social.Abstract : This dissertation, performed by means of a theoretical and empirical analysis, has as main objective to analyze the ramifications of the course \"Jovens Empreendedores Primeiros Passos\" (JEPP) in the education of students of first and second cycle of basic education of some public schools in the municipality of Fraiburgo/SC. This course is part of the National Program of Entrepreneurship Education (PNEE) of the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) and is based on educating for entrepreneurship. The course was conducted by the Municipal Department of Education (SME) as a pilot project starting in 2014 in a school; in the following year, in addition, ten more schools of the municipality entered the program. Thus, the study object of this research is a reflective analysis about the JEEP course and its implementation in such schools. The methodological tool used to understand the empirical field was made by means of a meticulous documentary study of didatic books offered by Sebrae to students for the training that happens in the nine years of Basic Education. For that, the method that guided the investigation is the historical-dialectical materialism and that of the theoretical-methodological perspective of the critical ontology, substantial for the understanding of the social phenomena in its genesis. To deepen our analysis, we organize this dissertation into three chapters: the first on the onto-methodological aspects and the contextualization of the object of research; the second deals with labor relations and of interference in the training of workers; and the latter performs a critical analysis of teaching for entrepreneurship and the possible implications of entrepreneurship education. Finally, we conclude, however, without exhausting the discussions of the theme, which, in appearance, the entrepreneurship education in the specificity of the JEPP course, with a proposal to open a company through the Business Plan, hides your real goals and senses, because it is not only that the intention of the course. This is because, with his teaching methodology, seeking mainly to develop subject predetermined behaviors to guide them how they should act in society and in all aspects of life that makes them a social being.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198664
Date: 2018


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