Title: | A formação e constituição de um subcampo acadêmico: a mídia-educação na educação física - configurações, perspectivas e inflexões |
Author: | Mezzaroba, Cristiano |
Abstract: |
O objetivo geral desta pesquisa foi inventariar e analisar a constituição e consolidação de um movimento na Educação Física (EF) brasileira que há pouco mais de vinte anos vem se aproximando e se relacionando com um conjunto de saberes, práticas e investigações que tem na mídia e nas tecnologias (aqui entendido como um subcampo no campo da EF) seu foco de interesse e intervenção, além de compreender o papel dos agentes e os habitus que vão sendo produzidos e incorporados àqueles que acessam, mantém-se e alimentam o subcampo e o próprio campo. A pergunta que elaboramos para pautar essa pesquisa foi a seguinte: Dentro de uma perspectiva da sociologia do conhecimento, como podemos compreender mecanismos que envolvem a configuração de um subcampo científico (que se dedica às mídias e tecnologias) que opera uma série de ações e estratégias em vista de seguir a luta pela consolidação e legitimidade da EF como campo científico? Para isso, operamos um estudo de caso de característica qualitativa, em que realizamos uma sociologia histórica procurando desenhar o campo da EF para entender seus contornos e as condições de possibilidades. Assim, realizamos (1) uma análise genealógica das fontes produzidas, analisadas e publicadas pelos agentes deste campo científico; e (2) entrevistas com nove agentes que ocuparam/ocupam estruturas de poder no interior do subcampo, coordenando o Grupo de Trabalho Comunicação e Mídia do CBCE. A partir das entrevistas, foi possível organizar cinco eixos interpretativos, relacionados aos três conceitos bourdieusianos que deram sustentação epistemológica à pesquisa (campo, habitus e illusio): (1) O subcampo das mídias e tecnologias no campo da EF brasileira: origem, conflitos, contemporaneidade; (2) A legitimidade social e acadêmica da EF; (3) Formação cultural e aspectos interdisciplinares: o habitus e as implicações na universidade e na escola; (4) Sociodinâmica cultural e implicações na universidade e na escola; (5) Afeto como interesse desinteressado: decodificação de mecanismos da illusio. Concluímos que todo esforço de capitalização desse jogo científico realizado pelos agentes enquanto uma rede de sociabilidades que vai dando destaque ao subcampo não tem como pretensão criar um novo campo , mas são estratégias e um esforço coletivo de seguir de maneira intensa o objetivo de procurar dar uma maior legitimidade acadêmica, científica e social à EF brasileira, agora com as contribuições das ciências sociais e humanas. Abstract : The general objective of this research was to inventory and analyze the constitution and consolidation of a movement in the Brazilian Physical Education (PE) area which has been, over a little more than twenty years, approaching and relating itself to a set of knowledge, practices and investigations that finds in the media and in technologies (defined here as a subfield of the PE field) its focus of interest and intervention, in addition to understanding the role of the agents and the habitus that are being produced and incorporated to those who access, maintain and feed the subfield and the field itself. The question we have elaborated to guide this research was the following: From a perspective of the sociology of knowledge, how can we understand the mechanisms that involve the configuration of a scientific subfield (that is dedicated to the media and the technologies) that operates a series of actions and strategies in order to follow the struggle for the consolidation and legitimacy of PE as a scientific field? To do so, we have operated a case study with a qualitative characteristic, in which a historical sociology was performed in order to design the field of Brazilian PE to understand its contours and the conditions for possibilities. Thus, we have conducted (1) a genealogical analysis of the sources produced, analyzed and published by the agents of this scientific field; and (2) interviews with nine agents who occupied or still occupy power structures within the subfield coordinating the Communication and Media Thematic Working Group of the CBCE. Based on the interviews, it was possible to organize five interpretive axes, related to the three Bourdieusian concepts that gave epistemological support to the research (field, habitus and illusio): (1) The subfield of the media and technologies in the field of Brazilian PE: origin, conflicts, contemporaneity; (2) The social and academic legitimacy of PE; (3) Cultural training and interdisciplinary aspects: the habitus and the implications in university and in school; (4) Cultural sociodynamics and implication in university and in school; (5) Affection as a disinterested interest: decoding mechanisms of illusio. We have concluded that any effort to capitalize on this scientific game conducted by the agents while a network of sociabilities that emphasizes the subfield does not intend to create a new field , but are strategies and a collective effort to follow, in an intense way, the objective of providing greater academic, scientific and social legitimacy to the great field of Brazilian PE, but now with the contributions from the social and human sciences. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198612 |
Date: | 2018 |
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PEED1342-T.pdf | 3.263Mb |
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