Title: | Educação patrimonial do Projeto Escolas na Ilha do Campeche: interfaces entre memória e identidade |
Author: | Santos, Mariane Júlia dos |
Abstract: |
No ano 2000, a Ilha do Campeche, por meio de processo de tombamento, tornou-se Patrimônio Arqueológico e Paisagístico da União. Desde então, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/SC), órgão oficialmente responsável por sua salvaguarda, tem promovido projetos de educação patrimonial, direcionados à sua preservação. Nesta pesquisa, identifico memórias de alunos dos 6º anos (faixa etária entre 11 e 13 anos) do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, localizada no Sul da cidade de Florianópolis, sobre o patrimônio arqueológico da Ilha do Campeche, decorrentes da participação desses sujeitos no processo de educação patrimonial do Projeto Escolas na Ilha do Campeche , promovido pelo IPHAN/SC em parceria com a Escola. O principal objetivo é compreender o processo constitutivo das memórias e relações identitárias entre estes sujeitos, a Ilha e seu patrimônio arqueológico considerando o antes e depois das visitas guiadas. O conceito de memória é compreendido na direção proposta por Halbwachs (2003), e o vínculo entre memória e identidade apresenta-se de acordo com Pollak (1992). Também serviram de base reflexiva os conceitos que regem as temáticas do patrimônio cultural e arqueológico e as definições de educação patrimonial, conforme Delgado & Duarte (2015); Horta (1999); Grunberg (1999/2007), Grunberg & Monteiro (1999); Oliveira & Oliveira (2004/2008), dentre outros, serviram como base teórica. A etnografia foi o caminho metodológico e os dados foram coletados em três espaços: no acervo da 11ª Superintendência do IPHAN/SC, no qual pesquisei o histórico do Projeto; na referida Escola; e, na Ilha do Campeche quando, em 2016, acompanhei as visitas. Nessa metodologia produzi um Caderno de Campo, apliquei 51 questionários aos alunos que visitaram a Ilha e participei da Mostra Pedagógica, na qual os alunos expuseram trabalhos produzidos depois da visita guiada à Ilha. Esses trabalhos retratam aspectos de suas memórias relacionadas ao processo de educação patrimonial promovido pelo IPHAN/SC e instituição de ensino e ressaltam a saída de estudos. Dentre os resultados foi possível perceber, além disso, os desdobramentos da educação patrimonial exercida no Projeto, tais como a constituição e apropriação dos conceitos de patrimônio pelos alunos, a construção da relação identitária para com o bem patrimonial arqueológico visitado, envolvendo os sentidos e valores a ele atribuídos. Abstract : In 2000, the Campeche Island (Ilha do Campeche), through a process of tipping, became the Archaeological and Landscape Heritage of the Union. Ever since, the Institute of National Historical and Artistic Heritage (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/SC), the officially agency responsible for its safeguarding, has promoted patrimonial education projects, aimed at preserving the island. In this research, we identified elementary school of the 6th grade students (ages between 11 and 13 years old) memories from the Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, located in the South of Florianópolis City, Santa Catarina State, about the archaeological heritage of Campeche Island, resulting from their participation in the patrimonial education process of \"Schools in the Campeche Island Project\" ( Projeto Escolas na Ilha do Campeche ), promoted by IPHAN of Santa Catarina in partnership with the School. The main objective is to understand the constitutive process of memories and identity relations between these subjects, the Island and its archaeological heritage considering the before and after guided tours. The concept of memory is understood according to Halbwachs (2003), and the link between memory and identity is presented according to Pollak (1992). The concepts that govern the themes of cultural and archaeological heritage and the definitions of heritage education have also served as a reflexive basis, according Delgado & Duarte (2015); Horta (1999); Grunberg (1999/2007) Grunberg & Monteiro (1999); Oliveira & Oliveira (2004/2008), among others, served as theoretical basis. The methodological path was ethnography and the data were collected in three spaces: in the collection of the 11th Superintendence of IPHAN/SC, where we researched the project history; at the School and at Campeche Island, when, in 2016, we accompany the visits. In this methodology, we produced a Field Notebook, we applied 51 questionnaires to the students who visited the Island and we participated of the Pedagogical Exhibition, where the students presented works produced after the guided tour of the Island. The papers showed aspects of his memories related to the patrimonial education process promoted by IPHAN/SC and educational institution. Between the results, it was possible perceive, beyond this, the unfolding of patrimonial education made in Project, such the constitution e appropriation of concepts of patrimony by the students, the construction of identitary relation to heritage site, evolving senses and values attributed to it. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198509 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1360-D.pdf | 4.695Mb |
View/ |