Title: | Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica |
Author: | Santana, Giovanna |
Abstract: |
Esta pesquisa busca compreender a maneira como os conglomerados encontram-se inseridos na Educação Básica, com recorte em uma franquia de ensino no segmento dos pré-vestibulares. Circunstanciado nos discursos sobre a modernização das escolas, o estudo restringe sua análise à marca de ensino COC vinculada aos grupos econômicos Sistema Educacional Brasileiro e a multinacional britânica Pearson Education. Os objetivos são identificar quais pressões estes projetos empresariais estabelecem para o campo da Educação Básica e quais visões de educação estão sendo produzidas por seus meios de comunicação. Partindo da compreensão do marketing educacional enquanto tecnologia de comunicação e vendas no âmbito das escolas, o estudo disserta sobre as influências desse segmento no tocante aos projetos de modernização e à ampliação das desigualdades escolares. As fontes consistem, na sua maioria, em produções bibliográficas sobre marketing educacional, além de notícias, artigos e sites, portadores de referências às empresas e aos eventos pesquisados. Para a leitura e análise das fontes, buscou-se orientação metodológica no materialismo cultural desenvolvido por Raymond Williams, acerca das relações entre cultura e sociedade, em especial, devido ao seu entendimento dos meios de comunicação como meios de produção da cultura. Abstract : This research deals to how the conglomerates are inserted in basic education, with a focus on a teaching franchise in the pre-college segment. Circumstantiated in the discourses on the modernization of schools, the study restricts its analysis to the COC teaching brand linked to the economic groups of the Brazilian Educational System (SEB) and the British multinational Pearson Education. The aim is to identify what pressures these business projects establish for the field of basic education and what visions of education are being produced by their media. It s start from the understanding of educational marketing as a communication and sales technology within schools, the study discusses the influences of this segment about modernization projects and the expansion of school inequalities. The sources consist mostly of bibliographic productions on educational marketing, as well as news, articles and websites, references to the companies and events surveyed. For the reading and analysis of the sources, a methodological orientation was sought in the cultural materialism developed by Raymond Williams, on the relations between culture and society, especially, due to its understanding of the means of communication like means of production of the culture. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198499 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1350-D.pdf | 1.698Mb |
View/ |