Quando o texto fala: narrativas de Lenira Maria de Carvalho, uma mulher negra, trabalhadora doméstica

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Quando o texto fala: narrativas de Lenira Maria de Carvalho, uma mulher negra, trabalhadora doméstica

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Title: Quando o texto fala: narrativas de Lenira Maria de Carvalho, uma mulher negra, trabalhadora doméstica
Author: Santos, Zâmbia Osório dos
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo identificar, dentro de uma leitura possível da escrita de si, qual tipo de participação/interação promoveu a conscientização (FREIRE, 1980) de Lenira Maria de Carvalho, mulher negra, trabalhadora doméstica, tornando possível a sua percepção das contradições da sociedade, na forma de seu letramento político (COSSON, 2011), a partir das obras Só a gente que vive é que sabe: depoimento de uma doméstica (1982) e A luta que me fez crescer (2000). Para isso, dialoga com os conceitos de letramentos, com os estudos sobre mulheres negras e as interações entre gênero, raça e classe. Como aporte teórico para a análise, no que diz respeito à percepção do letramento político, apoia-se em Tfouni (1995) e Cosson (2001, 2008). Em diálogo com o conceito de conscientização, utiliza Ramos (1958) e Freire (1969, 1980, 1982, 1988, 2005). Na discussão do gênero de escrita e conceituação da escrita de si, recorre a Lobo (1993), Penteado (2016) e Lacerda (2010). Para as discussões sobre ser mulher negra em condição de trabalhadora doméstica, nas pesquisas de Bairros (1991, 1995), Nascimento (1976), Gonzalez (1984), Davis (2012, 2013), hooks (2004,2013) e Collins (2013, 2016). O estudo se divide em três etapas: 1) reconhecimento do tipo de escrita produzida por Lenira Maria de Carvalho; 2) constituição dos elementos necessários para realizar a leitura dessa escrita; e 3) análise dos textos, em suas feituras e percepções do letramento político de Lenira Maria de Carvalho, por meio dos espaços e práticas de letramento. A conclusão é de que a atuação em espaços de coletividade, assim como a condição de trabalhadora doméstica, somaram-se para promover o letramento político da escritora, e outros possíveis letramentos, por meio das práticas de luta pela valorização do trabalho e do sujeito e da luta por moradia.Abstract : This paper aims to identify what type of participation/actions promoted Lenira Maria de Carvalho´s awareness (FREIRE, 1980), a black woman, domestic worker, making her undertanding of the society contradictions possible,in accordance with her political literacy (COSSON, 2011),within a testimony of self writing, based on works, using as examples Só a gente que vive é que sabe: depoimento de uma doméstica [Only the people who live know: testimony of a domestic] (1982) and A luta que me fez crescer [The Struggle that Made Me Stronger] (2000).In this regard, it dialogues with the concepts of literacy, with researches concerning black women as well as the interactions on gender, race and social class. As a theoretical contribution to the analysis, with respect to the perception of political literacy, it is based on Tfouni (1995) and Cosson (2001, 2008). In order to engage in with the concept of awareness, Ramos (1958) and Freire (1969, 1980, 1982, 1988, 2005) are in use. In discussions on the writing genres and the conception of self writing, it relies on Lobo (1993), Penteado (2016) and Lacerda (2010). As for the issues on being a black woman in a position of a domestic worker,as a result of research of Bairros (1991, 1995), Nascimento (1976), Gonzalez (1984), Davis (2012, 2013),Hooks (2004, 2013) and Collins (2013, 2016). The study is divided into three stages: 1) recognition of the type of writing produced by Lenira Maria de Carvalho; 2) constitution of the necessary elements to carry out the reading of this writing; and 3) analysis of the texts, in its productions and perceptions of Lenira Maria de Carvalho´s political literacy , by means of the spaces and literacy practices. The conclusion is that the actions in collective spaces, as well as the condition of a domestic worker,contributed jointly toward the aim of promoting the writer's political literacy, and other possible literacies, through means of fighting for work valuation and the subject as well as the fight for housing.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198417
Date: 2018


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