Negros e negras: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho

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Title: Negros e negras: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho
Author: Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
Abstract: A presente pesquisa verifica como negras e negros do Sul do país estão sendo absorvidos pelo mercado de trabalho e qual o impacto na vida desses profissionais e na sociedade brasileira. A pesquisa tem como objetivo geral compreender e analisar a importância das ações afirmativas na vida profissional dos estudantes egressos das ações afirmativas, após as suas formaturas. Verificar se, ao terminarem suas graduações, esses formandos estão trabalhando em suas carreiras de formação ou não. Quais potencialidades a formação universitária lhes possibilitou no momento de ingressar na profissão? Buscamos conhecer os caminhos após a formatura. Esses cotistas egressos encontram-se inseridos no mercado de trabalho, nas profissões relacionadas à sua formação, ou desempenham outras atividades, que não necessitam de um diploma? O estudo contempla três universidades federais do Sul do Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está ancorado em uma pesquisa nacional, dentro de um recorte temporal, de 2008 a 2016. A coleta de dados está fundamentada na pesquisa qualitativa. Com esse foco, foram realizadas 12 entrevistas, para serem analisadas pelo método snowball, ou bola de neve, ferramenta metodológica que dá subsídio para a coleta de dados em rede. A pesquisa situa-se dentro dos estudos culturais, pós-coloniais e decolonais, com autores como Anibal Quijano (2005, 2010), Boaventura de Sousa Santos (2010a, 2010b, 2010c) e Frantz Fanon (1968, 2008). Quanto às políticas de ações afirmativas, buscou-se dialogar com estudiosos da área, como Kabengele Munanga (1999, 2003), Nilma Lino Gomes (2011), Joaquim Barbosa Gomes (2005), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2009), Augusto Sales dos Santos (2015) e José Jorge de Carvalho (2002), e também outros autores que vem discutindo as desigualdades na sociedade brasileira, como Joana Célia dos Passos (2012, 2013), Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva (1992), Jerry Dávila (2006), Rafael Guerreiro Osório (2008) e, na abordagem teórico- metodológica, Maria Cecília de Sousa Minayo (2012). Chegamos aos seguintes resultados: do total de 12 entrevistados, a maioria está inserida no mercado de trabalho na área na qual se formou. Encontramos apenas uma estudante vinculada a uma ramificação de sua formação. Do total de 12 entrevistados, três encontram-se ampliando suas formações no mestrado e no doutorado. Todos os sujeitos da pesquisa já fizeram especialização, ou seja, estão se qualificando, sendo que há casos onde a qualificação se deu por meio privado, e outros, por via pública, através de mestrado e doutorado. Todos estão em profissões diferentes das dos seus pais, com profissões de relevo social. Nas falas dos sujeitos, o racismo ainda é muito presente na sociedade. Outros são os primeiros a cursar uma universidade. Nesse sistema, esses sujeitos acabam levando outros das suas famílias para a universidade e são referências em seus núcleos familiares. Nesse sentido, a política de cotas está contribuindo para a diminuição das desigualdades, tanto social como econômica, pois o sujeito passa a frequentar outros espaços e os negros acabam saindo da invisibilidade.Abstract : The present research inquires how black women and black men from the South of the country have been absorbed by the labor market and which is the impact of it in the life of these professionals and in the Brazilian society. The main objective of this research is to understand and analyze the importance of affirmative action policies in the professional life of students who are graduates from such policies after their graduation. Thus, it aims to check if, upon their graduation, these people are working on their training careers or not. What potential did the university education enable them at the moment of joining their profession? We seek to know their paths after the graduation. Are these affirmative action policies graduates included in the labor market, in the professions related to their training, or do they carry out other activities, which so do not require a diploma? The study includes three federal universities from South Brazil: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) and Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and it is anchored in a national survey, within a time frame, from 2008 to 2016. The data collection is based on a qualitative research. Within this purpose, 12 interviews were performed, to be analyzed by the snowball method, a methodological tool that provides support for a network data collection. The research is located within cultural studies, postcolonial and decolonial studies, with authors as Anibal Quijano (2005, 2010), Boaventura de Souza Santos (2010a, 2010b, 2010c) and Frantz Fanon (1968, 2008). Regarding affirmative action policies, we sought to dialogue with scholars in the area, as Kanbegele Munanga (1999, 2003), Nilma Lino Gomes (2011), Joaquim Barbosa Gomes (2005), Petronilha Beatriz Gonçalves and Silva (2009), Augusto Sales dos Santos (2015) and José Jorge de Carvalho (2002), as well as, other authors who have been discussing inequalities in the Brazilian society, such as Joana Célia dos Passos (2012, 2013), Carlos Hasenbalg and Nelson do Valle Silva (1992), Jerry Dávila (2006), Rafael Guerreiro Osório (2008) thus, in the theoretical-methodological approach, Maria Cecília de Sousa Minayo (2012). Through the study, we reached the conclusion: from a total of 12 interviewees, the majority is inserted in the labor market in the area in which they were graduated. We find only one student tied to a ramification of her training. From the total of 12 interviewees, three are expanding their educational training in masters and doctorates degrees. All the research students have already specialized, what means that they are qualifying, where there are cases in which the qualification was reached by private means, and others, by public means, through masters and doctorate degrees. All of the students are in different professions from the ones of their parents, having professions of social relevance. In the speeches of the students, racism is still prevailing in society. Others are the first to attend a university. In this system, these subjects end up influencing other families members towards university and become references in their family nuclei. By that, the affirmative action policy is contributing to the reduction of inequalities, both social and economic, since the student starts to frequent other spaces and black people end up coming out of invisibility.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198305
Date: 2018


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