A arte de ensinar a capoeira, na roda e na vida: pedagogia da capoeiragem de Norival Moreira de Oliveira - Mestre Nô

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A arte de ensinar a capoeira, na roda e na vida: pedagogia da capoeiragem de Norival Moreira de Oliveira - Mestre Nô

Mostrar registro completo

Título: A arte de ensinar a capoeira, na roda e na vida: pedagogia da capoeiragem de Norival Moreira de Oliveira - Mestre Nô
Autor: Corrêa, Joseane Pinho
Resumo: Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô, foi o primeiro educador popular e mestre de capoeira a receber o título de Notório Saber na UFSC, no ano de 2016. Sua trajetória deve estar registrada nesta universidade. Esta pesquisa teve como objetivos analisar o modo de ensino da capoeira criado por Mestre Nô, levantar e caracterizar seus princípios didáticos, seus valores humanísticos e seus conhecimentos históricos; registrar sua trajetória de vida e refletir as ideias e ações de sua prática pedagógica; por fim, relacionar elementos teóricos da pedagogia de Paulo Freire com o ensino da capoeira. Através da história oral e análise de vídeos de aulas do Mestre Nô, utilizou-se princípios metodológicos da pesquisa qualitativa. Esta é uma pesquisa militante, pois a pesquisadora está identificada organicamente com a vida do sujeito, promovendo uma ação política de formação e atuação mais crítica no mundo da capoeiragem. A capoeira como educação popular é um movimento político e cultural de resistência, quando praticada de forma crítica. A Pedagogia da Capoeiragem é forjada na experiência dos mestres, sujeitos pedagógicos, educadores da cultura, guardiões de saberes e fazeres tradicionais. A visão do processo de ensino e aprendizagem de Mestre Nô é de emancipação. É um educador em movimento, imerso no mundo da capoeiragem, traz as suas experiências e humaniza suas práticas. O mestre de capoeira é aquele que permite que seus saberes sejam transmitidos. Mestre Nô ensina e aprende, tem uma liderança revolucionária, coloca na prática a capoeira no contexto da vida. Mestre Nô fez da capoeira sua escola, que lhe deu sabedoria e uma filosofia, transmitida aos seus alunos. A Pedagogia da Capoeiragem, como nos ensina Mestre Nô, acontece na roda e na vida. É insurgente, rebelde. Nesta volta ao mundo , somos camaradas e devemos estar do lado dos oprimidos, acreditar que é possível revolucionar, sonhar com um mundo melhor, lutar para a transformação da nossa realidade. E a capoeira é um campo de mandinga e fonte inesgotável de saberes.Abstract : Norival Moreira de Oliveria, the Mestre Nô, is the first people s educator and capoeira angola master to receive the title of Notório Saber from UFSC, in the year of 2016. His history must be recorded in this univerity. This work had as its aims to analyze the method of teaching capoeira created by Mestre Nô, to gather and characterize his didactic principles, his humanistic values and his historical knowledges; to record his life trajectory and to reflect upon the ideas and actions of his pedagogical practice; and lastly, to relate the theoretical elements of Paulo Freire s pedagogy with the instruction of capoeira. The methodological principles of qualitative research have been used through the oral history and video analysis of Mestre Nô s lessons. This is an militant research, as the researcher is organically identified with the subject s life, promoting a more critical educative political action and practice in the world of capoeira. The capoeira as people s education is an politcal and cultural resistence movement, that is, when practiced in a critical form. The capoeira s pedagogy is forged with the masters , pedagogical subjects , cultural educators and traditional wisdom and know-how keepers experience. The outlook of Mestre Nô s teaching and learning process is an emancipatory one. He is an educator on the move, immersed in the world of capoeira, he brings along his experiences and humanizes his practices. The master of capoeira is he who lets his knowledge be passed on, Mestre Nô teaches and learns, he has an revolutionary leadership, he puts capoeira in practice in the context of life. Mestre Nô has made capoeira his school, and this has given him wisdom and an philosophy, which is passed on to his pupils. The capoeira s pedagogy, as Mestre Nô teaches us, takes place in the roda and in life. It is an insugent one, an rebel one. In this volta ao mundo , we are comrades and we must be on the side of the oppressed, we must believe that is possible to revolutionize, to dream a better world, to fight for the transformation of our reality. Capoeira is a field of mandinga and inexhaustible source of wisdom.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198093
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1355-D.pdf 3.710Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar