Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos

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Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos

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Title: Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
Author: Fernandes, Filipe Santos; Morais, Rosilda dos Santos
Abstract: Neste texto, buscamos problematizar a nós mesmos, educadores matemáticos. Ao fazer um uso interessado da obra de Michel Foucault, promovemos uma discussão sobre sua potencialidade na pesquisa em História da Educação Matemática, especialmente no estudo dos processos históricos de constituição e de consolidação da Educação Matemática no cenário científico-acadêmico. Junto a fragmentos de narrativas obtidos com o auxílio do sistema computacional Hemera, disponível no site do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM), acercamo-nos de procedimentos que permitem gerar e gerir formas de existir do educador matemático – a posição subjetiva autorizada a produzir, divulgar e legitimar esse saber –, como a institucionalização e profissionalização da pesquisa e a constituição de redes de comunicação. Esperamos, por fim, que este texto traga contribuições com questões e abordagens para a História da Educação Matemática.
Description: Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3881
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225
Date: 2017


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Os Intelectuais ... a Educação Matemática.pdf 822.9Kb PDF View/Open Revista Perspectivas da Educação Matemática

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