Aspectos da formação de professores que emergem a partir da leitura de um caderno escolar (1933)
Show full item record
| 
Title: 
 | 
Aspectos da formação de professores que emergem a partir da leitura de um caderno escolar (1933) | 
| 
Author:
 | 
Morais, Rosilda dos Santos
 | 
| 
Abstract:
 | 
O presente texto é resultado da análise de um caderno escolar de um curso de formação de professores, da cidade de Muzambinho, Minas Gerais, Brasil, do ano de 1933. O olhar da autora se voltou a aspectos da formação de professores que emergiram a partir da leitura do caderno. Para a análise consideraram-se referenciais que problematizam os cadernos escolares como fontes de pesquisa, como Viñao (2008), Hébrard (2001), Mignot (2008); aqueles que problematizam os saberes institucionalizados na formação de professores, como Hofstetter e Schneuwly (2017), Valente (2017); bem como Foucault (1987), tendo em conta que os cadernos escolares podem ser pensados como elementos disciplinadores. A investigação foi orientada pela seguinte interrogação: “Que elementos emergem de cadernos escolares que podem ser indicativos de processos e dinâmicas da formação de professores?”. Os resultados indicaram diferentes aspectos lidos no caderno, quais sejam, os relativos aos saberes específicos, objetivados por meio dos conteúdos do ensino e da formação, aqueles que constituir-se-ão em objetos de seu trabalho, como os saberes a ensinar e para ensinar. De outra parte, identificaram-se elementos de disciplinação da formação de professores a partir de indícios do caderno analisado. | 
| 
Description:
 | 
Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/23310/pdf | 
| 
URI:
 | 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197224
 | 
| 
Date:
 | 
2017 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar